O que são os “marcos motores do desenvolvimento” na pediatria

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O desenvolvimento infantil se inicia ainda na barriga da mãe com o crescimento físico e o amadurecimento neurológico do bebê. Após o nascimento, entre 0 a 5 anos de idade da criança, o desenvolvimento das habilidades motoras ocorre muito rapidamente.1

Os marcos do desenvolvimento motor são as atividades (posturas e movimentos) que a maioria das crianças conseguem fazer em uma determinada idade. A maneira como seu filho age e se movimenta oferece informações importantes sobre o seu desenvolvimento motor.2

Os primeiros marcos motores, como controlar a cabeça, rolar, arrastar, sentar, engatinhar e andar, ocorrem principalmente nos primeiros anos de vida.1

Períodos em que o bebê alcança os marcos motores

*Imagem adaptada de https://www.mda.org/disease/spinal-muscular-atrophy. Acesso em agosto de 2020.

Os sintomas mais comuns da AME incluem:

Esses intervalos de meses são as variações normais das idades de realização dos marcos entre crianças saudáveis. Assim, esses marcos são importantes para a conscientização dos adultos que cuidam da criança sobre o desenvolvimento geral da saúde infantil. Quando algumas crianças parecem estar atrasadas para alcançar esses marcos nesses intervalos de tempo, deve-se procurar ajuda de um médico.1

Conheça os principais marcos motores de desenvolvimento por idade2

Entre 2 e 3 meses de idade:2

  • Consegue manter a cabeça “de pé” ou elevada e começa a erguer o tronco quando está de bruços.Faz movimentos mais suaves com os braços e as pernas quando está de barriga para cima.

Nessa idade, converse com o pediatra se o seu bebê:

  • Não leva as mãos à boca quando está de barriga para cima. Não consegue manter a cabeça de pé ou elevar o tronco quando está de bruços.

Entre 4 e 5 meses de idade:2

  • Mantém a cabeça erguida firmemente, sem apoio.
  • Empurra as pernas quando os pés estão encostados em uma superfície dura.
  • Consegue rolar de barriga para cima quando está de bruços.
  • Consegue segurar um brinquedo, chacoalhá-lo e balançar brinquedos pendurados.
  • Leva as mãos e objetos à boca, podendo também pegar os pés e levá-los à boca.
  • Quando está de bruços, apoia-se sobre os cotovelos .
  • Senta com apoio.

Nessa idade, converse com o pediatra se o seu bebê:

  • Não consegue erguer a cabeça firmemente.
  • Não traz coisas à boca e não tenta alcançar brinquedos.
  • Não empurra as pernas quando os pés estão encostados em uma superfície dura.
  • Não consegue sentar com apoio de travesseiros.

Entre 6 e 7 meses de idade:2

  • Rola quando está na cama ou no chão para os dois lados (de bruços para costas e vice-versa).
  • Começa a sentar-se sem apoio.
  • Quando está de pé, apoia o peso sobre as pernas e pode tentar saltar, fica se balançando.
  • Na postura de quatro apoios, balança para frente e para trás, às vezes engatinhando para trás antes de seguir para frente.

Nessa idade, converse com o pediatra se o seu bebê:

  • Não tenta pegar objetos que estão ao alcance.
  • Apresenta dificuldade em levar objetos à boca.
  • Não rola em nenhuma direção.
  • Parece bem duro, com músculos contraídos.
  • Parece bem mole, como uma boneca de pano.
  • Não senta.

Entre 8 e 9 meses de idade:2

  • Fica de pé apoiado em algo ou segurando nas suas mãos.
  • Consegue se sentar sozinho (fica sentado sozinho sem apoio e consegue passar de deitado para sentado sozinho).
  • Senta sem apoio, com tronco bem reto.
  • Consegue brincar com objetos na posição sentada.
  • Consegue pegar objetos que estão longe do seu alcance na posição sentada.
  • Puxa para levantar.
  • Engatinha.

Nessa idade, converse com o pediatra se o seu bebê:

  • Não aguenta o peso das pernas com apoio.
  • Não senta com ajuda.
  • Não joga nenhum jogo envolvendo dar e receber.
  • Não transfere os brinquedos de uma mão para outra.

Entre 10 e 12 meses de idade:2

  • Senta sem ajuda.
  • Segura para se levantar, caminha segurando nos móveis (anda de lado).
  • Pode dar alguns passos sem se apoiar.
  • Pode ficar de pé sozinho.

Nessa idade, converse com o pediatra se o seu bebê:

  • Não engatinha.
  • Não consegue ficar de pé com apoio.
  • Não aprende gestos como acenar ou balançar a cabeça.
  • Não aponta para objetos.
  • Perdeu qualquer habilidade que já teve.

Entre 13 e 18 meses de idade:2

  • Anda sozinho.
  • Pode conseguir subir degraus e correr.
  • Puxa brinquedos enquanto anda.
  • Ajuda a se despir.
  • Bebe de um copo (e não só da mamadeira).
  • Come com uma colher.

Nessa idade, converse com o pediatra se o seu bebê:

  • Não aponta para mostrar coisas para outras pessoas.
  • Não consegue andar.
  • Não imita os outros.
  • Perdeu qualquer habilidade que já teve.

Aos 2 anos de idade:2

  • Fica na ponta do pé.
  • Chuta uma bola.
  • Começa a correr.
  • Escala e desce de móveis sem ajuda.
  • Sobe e desce escadas se segurando.
  • Arremessa uma bola com as mãos.
  • Desenha ou copia linhas retas e círculos.

Nessa idade, converse com o pediatra se o seu bebê:

  • Não imita ações e palavras.
  • Não segue instruções simples.
  • Não anda com firmeza.
  • Tropeça constantemente.
  • Cai com frequência.
  • Perdeu qualquer habilidade que já teve.

Referências

1. WHO Multicentre Growth Reference Study Group. WHO Motor Development Study: windows of achievement for six gross motor development milestones. Acta Paediatr Suppl. 2006 Apr;450:86-95.
2. Centers for Disease Control and Prevention. Tools for Tracking Milestones. All Checklists with Tips. Disponível em: https://www.cdc.gov/ncbddd/actearly/pdf/other-lang/Brazilian-Portuguese-Checklists_LTSAE-P.pdf Acesso em janeiro de 2017.