O desenvolvimento infantil se inicia ainda na barriga da mãe com o crescimento físico e o amadurecimento neurológico do bebê. Após o nascimento, entre 0 a 5 anos de idade da criança, o desenvolvimento das habilidades motoras ocorre muito rapidamente.1
Os marcos do desenvolvimento motor são as atividades (posturas e movimentos) que a maioria das crianças conseguem fazer em uma determinada idade. A maneira como seu filho age e se movimenta oferece informações importantes sobre o seu desenvolvimento motor.2
Os primeiros marcos motores, como controlar a cabeça, rolar, arrastar, sentar, engatinhar e andar, ocorrem principalmente nos primeiros anos de vida.1
Períodos em que o bebê alcança os marcos motores

*Imagem adaptada de https://www.mda.org/disease/spinal-muscular-atrophy. Acesso em agosto de 2020.
Os sintomas mais comuns da AME incluem:
Esses intervalos de meses são as variações normais das idades de realização dos marcos entre crianças saudáveis. Assim, esses marcos são importantes para a conscientização dos adultos que cuidam da criança sobre o desenvolvimento geral da saúde infantil. Quando algumas crianças parecem estar atrasadas para alcançar esses marcos nesses intervalos de tempo, deve-se procurar ajuda de um médico.1
Conheça os principais marcos motores de desenvolvimento por idade2
Entre 2 e 3 meses de idade:2

- Consegue manter a cabeça “de pé” ou elevada e começa a erguer o tronco quando está de bruços.Faz movimentos mais suaves com os braços e as pernas quando está de barriga para cima.
Nessa idade, converse com o pediatra se o seu bebê:
- Não leva as mãos à boca quando está de barriga para cima. Não consegue manter a cabeça de pé ou elevar o tronco quando está de bruços.
Entre 4 e 5 meses de idade:2

- Mantém a cabeça erguida firmemente, sem apoio.
- Empurra as pernas quando os pés estão encostados em uma superfície dura.
- Consegue rolar de barriga para cima quando está de bruços.
- Consegue segurar um brinquedo, chacoalhá-lo e balançar brinquedos pendurados.
- Leva as mãos e objetos à boca, podendo também pegar os pés e levá-los à boca.
- Quando está de bruços, apoia-se sobre os cotovelos .
- Senta com apoio.
Nessa idade, converse com o pediatra se o seu bebê:
- Não consegue erguer a cabeça firmemente.
- Não traz coisas à boca e não tenta alcançar brinquedos.
- Não empurra as pernas quando os pés estão encostados em uma superfície dura.
- Não consegue sentar com apoio de travesseiros.
Entre 6 e 7 meses de idade:2

- Rola quando está na cama ou no chão para os dois lados (de bruços para costas e vice-versa).
- Começa a sentar-se sem apoio.
- Quando está de pé, apoia o peso sobre as pernas e pode tentar saltar, fica se balançando.
- Na postura de quatro apoios, balança para frente e para trás, às vezes engatinhando para trás antes de seguir para frente.
Nessa idade, converse com o pediatra se o seu bebê:
- Não tenta pegar objetos que estão ao alcance.
- Apresenta dificuldade em levar objetos à boca.
- Não rola em nenhuma direção.
- Parece bem duro, com músculos contraídos.
- Parece bem mole, como uma boneca de pano.
- Não senta.
Entre 8 e 9 meses de idade:2

- Fica de pé apoiado em algo ou segurando nas suas mãos.
- Consegue se sentar sozinho (fica sentado sozinho sem apoio e consegue passar de deitado para sentado sozinho).
- Senta sem apoio, com tronco bem reto.
- Consegue brincar com objetos na posição sentada.
- Consegue pegar objetos que estão longe do seu alcance na posição sentada.
- Puxa para levantar.
- Engatinha.
Nessa idade, converse com o pediatra se o seu bebê:
- Não aguenta o peso das pernas com apoio.
- Não senta com ajuda.
- Não joga nenhum jogo envolvendo dar e receber.
- Não transfere os brinquedos de uma mão para outra.
Entre 10 e 12 meses de idade:2

- Senta sem ajuda.
- Segura para se levantar, caminha segurando nos móveis (anda de lado).
- Pode dar alguns passos sem se apoiar.
- Pode ficar de pé sozinho.
Nessa idade, converse com o pediatra se o seu bebê:
- Não engatinha.
- Não consegue ficar de pé com apoio.
- Não aprende gestos como acenar ou balançar a cabeça.
- Não aponta para objetos.
- Perdeu qualquer habilidade que já teve.
Entre 13 e 18 meses de idade:2

- Anda sozinho.
- Pode conseguir subir degraus e correr.
- Puxa brinquedos enquanto anda.
- Ajuda a se despir.
- Bebe de um copo (e não só da mamadeira).
- Come com uma colher.
Nessa idade, converse com o pediatra se o seu bebê:
- Não aponta para mostrar coisas para outras pessoas.
- Não consegue andar.
- Não imita os outros.
- Perdeu qualquer habilidade que já teve.
Aos 2 anos de idade:2

- Fica na ponta do pé.
- Chuta uma bola.
- Começa a correr.
- Escala e desce de móveis sem ajuda.
- Sobe e desce escadas se segurando.
- Arremessa uma bola com as mãos.
- Desenha ou copia linhas retas e círculos.
Nessa idade, converse com o pediatra se o seu bebê:
- Não imita ações e palavras.
- Não segue instruções simples.
- Não anda com firmeza.
- Tropeça constantemente.
- Cai com frequência.
- Perdeu qualquer habilidade que já teve.
Referências
1. WHO Multicentre Growth Reference Study Group. WHO Motor Development Study: windows of achievement for six gross motor development milestones. Acta Paediatr Suppl. 2006 Apr;450:86-95.
2. Centers for Disease Control and Prevention. Tools for Tracking Milestones. All Checklists with Tips. Disponível em: https://www.cdc.gov/ncbddd/actearly/pdf/other-lang/Brazilian-Portuguese-Checklists_LTSAE-P.pdf Acesso em janeiro de 2017.