O que são os “marcos motores do desenvolvimento” na pediatria

Compartilhe:

O desenvolvimento infantil se inicia ainda na barriga da mãe com o crescimento físico
e o amadurecimento neurológico do bebê.¹ Após o nascimento, entre 0 a 5 anos de idade,
o desenvolvimento das habilidades motoras ocorre muito rapidamente.¹

Os marcos do desenvolvimento motor são as atividades (posturas e movimentos) que a maioria das crianças conseguem fazer em uma determinada idade. A maneira como seu filho age e se movimenta oferece informações importantes sobre o seu desenvolvimento motor.1,2

Os primeiros marcos motores, como controlar a cabeça, rolar, arrastar, sentar, engatinhar e andar, ocorrem principalmente nos primeiros anos de vida.1

Períodos em que o bebê alcança os marcos motores

Fonte: Associação Paulista de Medicina: https://www.apm.org.br/o-que-diz-a-midia/cartilha-ajuda-a-monitorar-sinais-de-atraso-no-desenvolvimento-infantil/. Acesso: abril de 2024.

Esses intervalos de meses são as variações normais das idades de realização dos marcos entre crianças saudáveis. Assim, esses marcos são importantes para a conscientização sobre o desenvolvimento geral da saúde infantil. Quando algumas crianças parecem estar atrasadas para alcançar esses marcos nesses intervalos de tempo, deve-se procurar ajuda de um médico.1-3

Conheça os principais marcos motores de desenvolvimento por idade1-4

Entre 2 e 3 meses de idade:1-4

  • Consegue manter a cabeça “de pé” ou elevada e começa a erguer o tronco quando está de bruços. Faz movimentos mais suaves com os braços e as pernas quando está de barriga para cima.

Nessa idade, converse com o pediatra se o seu bebê:

  • Não leva as mãos à boca quando está de barriga para cima. Não consegue manter a cabeça de pé ou elevar o tronco quando está de bruços.

*Imagem adaptada de https://www.gettyimages.com.br/detail/ilustra%C3%A7%C3%A3o/baby-development-infographic-baby-growth-and-ilustra%C3%A7%C3%A3o-royalty-free/1174171638?phrase=baby+illustration&adppopup=true. Acesso em Abril de 2024.

Entre 4 e 5 meses de idade:1-4

  • Mantém a cabeça erguida firmemente, sem apoio.
  • Empurra as pernas quando os pés estão encostados em uma superfície dura.
  • Consegue rolar de barriga para cima quando está de bruços.
  • Consegue segurar um brinquedo, chacoalhá-lo e balançar brinquedos pendurados.
  • Leva as mãos e objetos à boca, podendo também pegar os pés e levá-los à boca.
  • Quando está de bruços, apoia-se sobre os cotovelos .
  • Senta com apoio.

Nessa idade, converse com o pediatra se o seu bebê:

  • Não consegue erguer a cabeça firmemente.
  • Não traz coisas à boca e não tenta alcançar brinquedos.
  • Não empurra as pernas quando os pés estão encostados em uma superfície dura.
  • Não consegue sentar com apoio de travesseiros.

*Imagem adaptada de https://www.gettyimages.com.br/detail/ilustra%C3%A7%C3%A3o/baby-development-infographic-baby-growth-and-ilustra%C3%A7%C3%A3o-royalty-free/1174171638?phrase=baby+illustration&adppopup=true. Acesso em Abril de 2024.

Entre 6 e 7 meses de idade:1-4

  • Rola quando está na cama ou no chão para os dois lados (de bruços para costas e vice-versa).
  • Começa a sentar-se sem apoio.
  • Quando está de pé, apoia o peso sobre as pernas e pode tentar saltar, fica se balançando.
  • Na postura de quatro apoios, balança para frente e para trás, às vezes engatinhando para trás antes de seguir para frente.

Nessa idade, converse com o pediatra se o seu bebê:

  • Não tenta pegar objetos que estão ao alcance.
  • Apresenta dificuldade em levar objetos à boca.
  • Não rola em nenhuma direção.
  • Parece bem duro, com músculos contraídos.
  • Parece bem mole, como uma boneca de pano.
  • Não senta.

*Imagem adaptada de https://www.gettyimages.com.br/detail/ilustra%C3%A7%C3%A3o/baby-development-infographic-baby-growth-and-ilustra%C3%A7%C3%A3o-royalty-free/1174171638?phrase=baby+illustration&adppopup=true. Acesso em Abril de 2024.

Entre 8 e 9 meses de idade:1-4

  • Fica de pé apoiado em algo ou segurando nas suas mãos.
  • Consegue se sentar sozinho (fica sentado sozinho sem apoio e consegue passar de deitado para sentado sozinho).
  • Senta sem apoio, com tronco bem reto.
  • Consegue brincar com objetos na posição sentada.
  • Consegue pegar objetos que estão longe do seu alcance na posição sentada.
  • Puxa para levantar.
  • Engatinha.

Nessa idade, converse com o pediatra se o seu bebê:

  • Não aguenta o peso das pernas com apoio.
  • Não senta com ajuda.
  • Não joga nenhum jogo envolvendo dar e receber.
  • Não transfere os brinquedos de uma mão para outra.

*Imagem adaptada de https://www.gettyimages.com.br/detail/ilustra%C3%A7%C3%A3o/baby-development-infographic-baby-growth-and-ilustra%C3%A7%C3%A3o-royalty-free/1174171638?phrase=baby+illustration&adppopup=true. Acesso em Abril de 2024.

Entre 10 e 12 meses de idade:1-4

  • Senta sem ajuda.
  • Segura para se levantar, caminha segurando nos móveis (anda de lado).
  • Pode dar alguns passos sem se apoiar.
  • Pode ficar de pé sozinho.

Nessa idade, converse com o pediatra se o seu bebê:

  • Não engatinha.
  • Não consegue ficar de pé com apoio.
  • Não aprende gestos como acenar ou balançar a cabeça.
  • Não aponta para objetos.
  • Perdeu qualquer habilidade que já teve.

*Imagem adaptada de https://www.gettyimages.com.br/detail/ilustra%C3%A7%C3%A3o/baby-development-infographic-baby-growth-and-ilustra%C3%A7%C3%A3o-royalty-free/1174171638?phrase=baby+illustration&adppopup=true. Acesso em Abril de 2024.

Entre 13 e 18 meses de idade:1-4

  • Anda sozinho.
  • Pode conseguir subir degraus e correr.
  • Puxa brinquedos enquanto anda.
  • Ajuda a se despir.
  • Bebe de um copo (e não só da mamadeira).
  • Come com uma colher.

Nessa idade, converse com o pediatra se o seu bebê:

  • Não aponta para mostrar coisas para outras pessoas.
  • Não consegue andar.
  • Não imita os outros.
  • Perdeu qualquer habilidade que já teve.

*Imagem adaptada de https://www.gettyimages.com.br/detail/ilustra%C3%A7%C3%A3o/baby-development-infographic-baby-growth-and-ilustra%C3%A7%C3%A3o-royalty-free/1174171638?phrase=baby+illustration&adppopup=true. Acesso em Abril de 2024.

Aos 2 anos de idade:1-4

  • Fica na ponta do pé.
  • Chuta uma bola.
  • Começa a correr.
  • Escala e desce de móveis sem ajuda.
  • Sobe e desce escadas se segurando.
  • Arremessa uma bola com as mãos.
  • Desenha ou copia linhas retas e círculos.

Nessa idade, converse com o pediatra se o seu bebê:

  • Não imita ações e palavras.
  • Não segue instruções simples.
  • Não anda com firmeza.
  • Tropeça constantemente.
  • Cai com frequência.
  • Perdeu qualquer habilidade que já teve.

*Imagem adaptada de https://www.gettyimages.com.br/detail/ilustra%C3%A7%C3%A3o/baby-development-infographic-baby-growth-and-ilustra%C3%A7%C3%A3o-royalty-free/1174171638?phrase=baby+illustration&adppopup=true. Acesso em Abril de 2024.

Referências

1. Fiocruz. A importância do desenvolvimento motor na primeira infância. Disponível  em: A importância do desenvolvimento motor na primeira infância (fiocruz.br). Acesso: Abril de 2024.

2. Sociedade Brasileira de Neurologia Infantil. Aprenda os sinais. Aja cedo. Disponível em: livreto.indd (sbni.org.br) Acesso: Abril de 2024.

3. Sanar Medicina. Marcos do desenvolvimento neuropsicomotor na infância: Marcos do desenvolvimento neuropsicomotor na infância | Colunistas – Sanar Medicina Acesso: Abril de 2024.

4. MSD Manuals. Desenvolvimento Infantil. Disponível em: Desenvolvimento infantil – Pediatria – Manuais MSD edição para profissionais (msdmanuals.com) Acesso: Abril de 2024.

Material destinado ao público leigo. 2024 © Direitos Reservados Novartis Biociências S/A – Proibida a reprodução total ou parcial não autorizada. Produzido em abril/2024. Veeva BR-29666