Equipe de tratamento

equipe-medica Compartilhe:

Lidar com dislipidemias, como a hipercolesterolemia, requer colaboração entre várias especialidades, incluindo lipidologistas, cardiologistas, endocrinologistas, nutricionistas e educadores físicos para oferecer o melhor manejo a longo prazo e reduzir o risco do desenvolvimento de doenças cardiovasculares.

Veja como cada especialidade médica pode ajudar a reduzir os níveis de gordura no sangue. Confira:

O especialista do coração: cardiologista

O cardiologista é o médico responsável pelo diagnóstico e pelo tratamento das doenças que envolvem o coração e vasos. No do colesterol alto, o cardiologista é responsável por dar um diagnóstico, indicar o tratamento, fornecer toda a orientação a respeito dos riscos, e quando necessário, indicar outros especialistas.1

O especialista das gorduras no sangue: lipidologista

Lipidologistas são médicos que identificam causas, previnem, gerenciam e tratam alterações que envolvem lípides, incluindo colesterol e triglicerídeos. Como os lipidologistas são especializados na dinâmica das dislipidemias, eles podem ser indicados em casos em que há falha no tratamento ou em que os pacientes não respondem bem aos medicamentos.2

O especialista dos alimentos: nutricionista

Nutricionista é o profissional responsável por estudar os alimentos e os efeitos que eles produzem em nosso organismo. Esse profissional tem a importante missão de difundir hábitos alimentares saudáveis e facilitar sua adoção por parte dos pacientes. O nutricionista avalia os hábitos alimentares, identifica certos alimentos que precisam ser eliminados da dieta, e sugere alternativas saudáveis para o consumo diário. No caso de pessoas com colesterol alto, ele é o responsável por elaborar uma dieta personalizada, que supra as necessidades energéticas e nutricionais e ainda reduza os níveis de colesterol.3

O especialista das atividades físicas: profissional de educação física

O educador físico é profissional responsável pela organização e supervisão de programas de atividades físicas que promovam saúde e o desenvolvimento social.4 A prática regular de atividade física pode melhorar os níveis dos lípides, e ajudar na redução do colesterol.

Se você está buscando formas de reduzir o colesterol, procure ajuda profissional!

Referências

1. Health careers. Cardiology. Disponível em https://www.healthcareers.nhs.uk/explore-roles/doctors/roles-doctors/medicine/cardiology. Acesso em mao de 2021.
2. Very Well Health. What are lipidologists. Disponível em https://www.verywellhealth.com/what-are-lipidologists-698244. Acesso em maio de 2021.
3. Medscape. The Role of Nutrition in the Treatment of Dyslipidemia. Disponível em https://www.medscape.com/viewarticle/830034. Acesso em maio de 2021.
4. Guia do estudante. O que faz um educador físico? Disponível em https://guiadoestudante.abril.com.br/blog/pordentrodasprofissoes/o-que-faz-um-educador-fisico/. Acesso em maio de 2021.

Leia também

Tratamento do colesterol alto

Equipe de tratamento

Quais os sinais e sintomas do colesterol alto?