Uma nova abordagem para a asma grave

Uma nova abordagem para a asma grave

Mesmo com o uso contínuo e disciplinado das medicações convencionais, pessoas com asma grave não conseguem controlar os sintomas, sofrem impactos em sua rotina e qualidade de vida, e estão sujeitas a diversas internações.1

Pacientes com esse perfil necessitam de uma abordagem terapêutica diferenciada, com combinação de medicamentos, medicamentos biotecnológicos, corticoides orais ou doses mais altas de drogas convencionais.2

Alguns pacientes com asma grave podem se beneficiar de um tratamento de manutenção com baixas doses de corticoides oral, mas os potenciais eventos adversos de longo prazo devem ser considerados.

Concomitante ao uso de broncodilatadores e corticoides, há a opção do uso de inibidores de IgE, que agem diretamente na origem da reação alérgica. O omalizumabe é um anticorpo monoclonal que age inibindo a IgE que, na prática, diminui a resposta das células inflamatórias do pulmão. Esta terapia é administrada através de uma injeção subcutânea (uma ou duas vezes ao mês) e só é indicada para pacientes de asma grave que, mesmo seguindo todas as recomendações médicas quanto a outros tratamentos e mudanças no ambiente, não tiveram resposta satisfatória no controle da doença.2,4,5

“Para tratar a asma de difícil controle de forma efetiva, diminuindo o índice de hospitalizações e a mortalidade dos pacientes, precisamos de todo o arsenal de inovações disponíveis nos mercados público e privado. Nosso pacientes precisam ter acesso a todos os tratamentos disponíveis”.
Dr. Roberto Stirbulov, Prof. Adjunto da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo CRM-SP 38357


Referências

1. Wenzel S. Severe asthma in adults. Am J Respir Crit Care Med 2005;172(2):149–160.
2. Humbert M et al. Benefits of omalizumab as add-on therapy in patients with severe persistent asthma who are inadequately controlled despite best available therapy (GINA 2002 step 4 treatment): INNOVATE. Allergy 2005: 60: 309-316.
3. 2018 GINA Report, Global Strategy for Asthma Management and Prevention. Disponível em: http://ginasthma.org/2018-gina-report-global-strategy-for-asthma-management-and-prevention/. Acesso em maio de 2018.
4. Site do National Heart, Lung, and Blood Institure (NHLBI) do National Institutes of Health. Disponível em: http://www.nhlbi.nih.gov/health/health-topics/topics/asthma/treatment. Último acesso em dezembro de 2014.
5. Busse et al. Omalizumab, anti-IgE recombinant humanized monoclonal antibody, for the treatment of severe allergic asthma. J Allergy Clin Immunol 2001;108:184-190.

Veja mais em: Diagnóstico e tratamento

saiu na mídia

Notícias Relacionadas

Ver Mais +
Ver Mais +