Como viver melhor

Como viver melhor

Para alcançar o controle satisfatório da asma grave, as pessoas e os profissionais em volta do paciente devem estar envolvidos em seu tratamento. Assim, professores da academia ou da escola, bem como familiares, devem entender as condições do paciente e suas necessidades para saber como controlar a asma e para que esse controle seja mais efetivo.1

O cuidado com o ambiente, por exemplo, é fundamental para o paciente com asma grave. Em casa, é preciso garantir uma limpeza adequada, controle de umidade, uso de produtos de limpeza inodoros, restrição de animais domésticos, não exposição ao cigarro e até cobertas especiais antialérgicas.2

Confira algumas dicas fundamentais para saber como controlar a asma e viver melhor:

 

    • Fuja dos alérgenos! É preciso tomar muito cuidado com a exposição à alérgenos, que podem estar contidos em casas fechadas por muito tempo, cobertores, cigarro, pólen, produtos químicos, entre outros.2

 

    • NÃO fuja dos exercícios! Pacientes com asma também podem praticar esportes. Para cada um há recomendações ou restrições, ou mesmo modalidades que podem atuar como fonte de reabilitação pulmonar.2 Converse com seu médico e um educador físico e desenhe um treino que faça bem para seu corpo e sua mente.

 

    • Alimentação balanceada, sempre! A obesidade é um fator conhecido por estar associado à asma3 e, por si só, alguns alimentos também podem desencadear alergias.4 Cuide da sua alimentação, ela te dará mais energia e lhe ajudará a controlar a doença. Se necessário, procure um nutricionista.

 

    • Reabilitação, talvez! Pode ser que a fisioterapia pulmonar ou mesmo a RPG (Reeducação Postural Global) sejam bons aliados para fortalecimento do tórax e melhora da capacidade pulmonar.5,6 Converse com seu médico especialista.

 

    • Assuma o controle! A asma não deve ditar o ritmo da sua vida. Independentemente da gravidade da doença, já existem recursos disponíveis para controlar a asma de forma adequada. Atente-se aos sintomas manifestados e, se sentir que a doença está saindo do controle, converse com seu médico. Juntos, vocês podem buscar alternativas para saber como controlar a asma de forma adequada para que você possa viver bem!1

Referências
1. Global Strategy for Asthma Management and Prevention, Global Initiative for Asthma (GINA) 2014. Disponível em: http://www.ginasthma.org/.
2. Site do National Heart, Lung, and Blood Institure (NHLBI) do National Institutes of Health. Disponível em: http://www.nhlbi.nih.gov/health/health-topics/topics/asthma/treatment. Último acesso em dezembro de 2014.
3. Chinn S, Rona RJ.Can the increase in body mass index explain the rising trend in asthma in children? Thorax 2001;56:845-850.
4. Site do National Institutes of Allergy and Infectious Diseases (NIAID) do National Institutes of Health (NIH). Disponível em http://www.niaid.nih.gov/topics/foodAllergy/understanding/Pages/whatIsIt.aspx. Último acesso em dezembro de 2014.
5. Taylor et al. A new perspective on concepts of asthma severity and control. ERJ 2008 doi: 10.1183/09031936.00155307 ERJ September 1, 2008 vol. 32 no. 3 545-554.
6. Haselkorn, T et al. J Allergy Clin Immunol. November 2009.

Veja mais em: Qualidade de vida

saiu na mídia

Notícias Relacionadas

Ver Mais +
Ver Mais +