Um dos mais característicos sintomas da espondilite anquilosante é o enrijecimento após o repouso e a rigidez matinal, somado à dor na região baixa das costas e nádegas.1
Comumente, o repouso está associado à melhora nos quadros de saúde. Entretanto, no caso da espondilite anquilosante, o repouso ou mesmo o sono noturno acabam agravando o quadro de dor dos pacientes, que tende a melhorar com a movimentação das tarefas diárias ou após exercícios.1
Portanto, se você apresenta esses sintomas, é importante relatar durante a conversa com seu médico, pois pode ajudá-lo na confirmação ou exclusão do diagnóstico da espondilite anquilosante.
Por que isso ocorre na espondilite anquilosante?2
As ênteses são as regiões do corpo onde há ligação dos ligamentos e tendões com os ossos, como nas vértebras da coluna, nos cotovelos, joelhos e nos pés. Nas pessoas com espondilite anquilosante essas regiões tornam-se frequentemente inflamadas (entesites)2, e os períodos de repouso acabam piorando a inflamação nessas regiões e, consequentemente, levam ao aumento da dor.
Material destinado ao público leigo. 2025 © Direitos Reservados Novartis Biociências S/A — Proibida a reprodução total ou parcial não autorizada. Atualizado em maio/2025. Veeva BR-31461.
Referências
1. Sociedade Brasileira de Reumatologia. Espondiloartrites. Disponível em: https://reumatologia.org.br/doencas-reumaticas/espondiloartrites/. Acesso em maio de 2025.
2. Blog Artrite Reumatoide. Reumatismos de Partes Moles. Disponível em: https://artritereumatoide.blog.br/entesite-diferenca-espondilite-anquilosante-da-artrite-reumatoide-saiba-mais/. Acesso em maio de 2025.