Saiba Quais São os Sintomas da Artrite Psoriasica
Share

Os sintomas da artrite psoriásica podem resultar na combinação das manifestações da psoríase e da artrite. Sendo assim, a pele e as articulações do corpo são as regiões mais afetadas pela doença, que provoca também alto impacto na qualidade de vida e hábitos do dia a dia.

Vale lembrar que os sintomas da psoríase na pele e a inflamação nas articulações nem sempre se manifestam ao mesmo tempo ou com a mesma intensidade. Veja a seguir os sinais e sintomas mais comuns da artrite psoriásica.

Teste Online Sobre Sintomas da Artrite Psoriasica
Teste Online Sobre Sintomas da Artrite Psoriasica

Principais sintomas da artrite psoriásica

Dor: o principal sintoma da artrite psoriásica é dor na articulação. Ela acontece no corpo inteiro.

Placas na pele: o tipo mais comum da psoríase provoca placas vermelhas e grossas na pele, descamação e coceira. Essas placas podem aparecer em qualquer lugar do corpo, mas são mais comuns no couro cabeludo, cotovelos, joelhos e nádegas. Em casos mais graves pode atingir a palma das mãos e dos pés e até mesmo o rosto.

Articulações inflamadas: a artrite psoriásica pode causar inflamação em várias articulações, simultaneamente às lesões da pele, ou não. Entre as articulações que podem ser comumente afetadas estão a dos joelhos, dedos das mãos e pés, cotovelos e na parte baixa da coluna vertebral, perto das nádegas, ou no pescoço (espondilite). O acometimento dos tendões e ligamentos, chamado de entesite, também pode ocorrer, resultando em dores no calcanhar e na planta dos pés.

Qualidade de vida

Tanto na psoríase quanto na artrite psoriásica, esse é um ponto relevante na vida de quem tem essas doenças. As dores podem ser físicas e psicológicas, devido possíveis mudanças de hábitos no trabalho, vida social e afetiva. Mais um motivo relevante para encontrar o tratamento correto e evitar a progressão.

Além disso, as pessoas com artrite psoriásica também apresentam fadiga (cansaço), distúrbios no sono, mudanças de humor e anemia, além de ter a probabilidade maior de manifestar as doenças relacionadas, como depressão, pressão e colesterol altos, obesidade e diabetes.

Fica a dica!  Se você tem psoríase e sentir também dores nas articulações (ou juntas) marque uma consulta com reumatologista para avaliar o seu quadro. O diagnóstico precoce ajuda no desempenho do tratamento correto.

Dores nas Articulações
Dores nas Articulações


Referências

1. National Library of Medicine. Psoriatic Arthritis. Disponível em: http://ghr.nlm.nih.gov/condition/psoriatic-arthritis. Acesso em junho de 2020.
2. National Psoriasis Foundation. About Psoriatic Arthritis. Disponível em: https://www.psoriasis.org/about-psoriatic-arthritis. Acesso em junho de 2020.
3. American College of Rheumatology. Psoriatic Arthritis. http://www.rheumatology.org/practice/clinical/patients/diseases_and_conditions/psoriaticarthritis.asp. Acesso em junho de 2020.
4. National Psoriasis Foundation. About Psoriatis. Disponível em: https://www.psoriasis.org/about-psoriasis. Acesso em junho de 2020.
5. Husni ME et al. The psychosocial burden of psoriatic arthritis. Semin Arthritis Rheum. 2017;47(3):351-360

Share








































Um comentário sobre “Saiba Quais são os Sintomas da Artrite Psoriásica”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *