Alongamentos e exercícios para manter você em movimento

11/11/2016

Alongamentos e exercícios para manter você em movimento

Gillian Eames explica porque o movimento tem um papel tão importante no gerenciamento da espondilite anquilosante.

Conscientização sobre a espondilite anquilosante

Aumentar a conscientização sobre a espondilite anquilosante é importante para mim, pois acredito que isso dá às pessoas uma melhor compreensão sobre como podemos gerenciar nossa condição, e levar a uma vida melhor. Eu sempre digo: “a espondilite anquilosante vive comigo – eu não vivo com a espondilite anquilosante”.

Minha esperança é que, com uma maior conscientização, mais pessoas adotem uma atitude positiva e tenham vidas mais felizes. As mídias sociais são uma ótima forma para que as pessoas compartilhem os seus aprendizados e regime de exercícios diários. Contudo, devemos nos lembrar que a espondilite anquilosante afeta cada um de nós de uma forma diferente e que sempre devemos avaliar com o nosso médico ou fisioterapeuta antes de iniciar um programa de exercícios.

Mesmo nos dias ruins, ainda devemos fazer alongamentos suaves, o importante é nunca exagerar.1 Meu lema é: “devemos usá-lo (o movimento), ou iremos perdê-lo”.

Pouco pode significar muito

Eu sofri de dor e rigidez nas costas por quase oito anos, até que fui finalmente diagnosticada com espondilite anquilosante no começo da década de 1980. Infelizmente, naquela época repleta de diagnósticos incorretos, o dano já havia sido feito à minha coluna e postura – mas se você tiver recebido o diagnosticado recentemente, há muito que você pode fazer para permanecer em pé e caminhar corretamente.

Conforme o tempo passou desde o meu diagnóstico, eu recebi vários tratamentos e até precisei passar por uma cirurgia de correção da coluna. Ao longo desse período, recebi aconselhamento e busquei cada vez mais uma maior mobilidade e alívio da dor. Aos poucos, eu percebi que existe um exercício para cada um. Quando você sofre de uma doença crônica, o menor dos movimentos pode parecer um verdadeiro exercício. Bem, deixa eu te contar, você tem todo o direito de considerar esses movimentos um exercício, não importa quão grande ou pequeno eles sejam. O importante é nunca se forçar muito, mas pelo menos tentar. Claro, converse com seu médico antes de tentar qualquer coisa pela primeira vez.

Ficar em pé e checar a sua postura

Para nós, o exercício é uma obrigação – e deve ser feito diariamente, assim como a tomada da medicação. É importante nos exercitarmos para que nossos corpos possam executar as tarefas do dia a dia, que outras pessoas às vezes fazem sem sequer perceber que estão fazendo. Tenho certeza de que já te falaram para “ficar em pé corretamente” – bem, esse é um exercício realmente útil para aumentar a força central e ajudar você a melhorar sua postura.1 Eu sempre me lembro dos fisioterapeutas dizendo “postura, queridos!”
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Fonte: Healthline. Most Effective Ankylosing spondylitis Exercises.

Ao se ver no espelho com uma postura perfeita, espero que você se motive para repetir o exercício! Me ver com as costas eretas melhora o meu humor, enquanto eu me preparo para encarar os desafios diários. Eu checo minha postura sempre antes de sair de casa e regularmente ao longo do dia. Além disso, eu tenho uma pequena marca na parede de casa, que me ajuda a medir e assegurar que não estou “perdendo mais altura”.

Respire com facilidade

Respirar fundo é uma boa forma de manter sua caixa torácica flexível e manter sua capacidade pulmonar.2 Isso também me faz me sentir viva! Eu gosto de misturar exercícios de respiração com os exercícios de rotina para melhorar a postura. Eu incorporo os meus exercícios de respiração enquanto faço minhas tarefas diárias – respirando fundo e segurando por: 5, 4, 3, 2, 1. Então, repito três vezes.2

Minha maior dica

Assim como com os exercícios de postura da manhã, ao caminhar lembre-se de ficar com as costas eretas e de fazer seus exercícios de respiração.

Força!

Se sua espondilite anquilosante for avançada, assim como a minha, tudo o que podemos fazer são alguns alongamentos ao longo do dia, caminhadas regulares, exercícios de rotina para postura e respiração – e isso já é suficiente para fazer a diferença. Mas, eu tenho amigos com espondilite anquilosante que podem fazem exercícios mais variados, saiba o que adequado para você!

Exercícios na água

Nadar é um ótimo exercício de resistência,3 estar na água significa que o impacto do movimento sobre seu corpo é muito menor do que durante o exercício normal. Nadar pode aumentar a força e flexibilidade. O nado crawl é o mais recomendado, embora esse possa não ser adequado para alguns pacientes com espondilite anquilosante, dependendo do estágio da doença.4 Por isso, por favor, converse com seu médico antes de tentar nadar em qualquer estilo…

Um passo a frente

Eu também ouvi dizer que exercícios aeróbicos na água são ótimos para flexibilidade5 e para o fortalecimento dos principais músculos. Se for indicado para você, tente participar de aulas de hidroginástica, por exemplo.6

O mais importante é se conhecer e fazer aquilo que funciona para você.

*Esse artigo foi escrito por um dos colaboradores do Vivendo Com EA (ThisASLife.com). Um site social, que ajuda a comunidade com espondilite anquilosante a: Aprender. Compartilhar. Inspirar. Discutir. Os colaboradores são financeiramente compensados, considerando um valor de mercado pelas horas dedicadas. O pagamento aos colaboradores de forma alguma interfere no conteúdo que escrevem, nas opiniões ou perspectivas da vida com espondilite anquilosante.


Referências

1. Healthline. Most Effective Ankylosing spondylitis Exercises. Disponível em http://www.healthline.com/health-slideshow/ankylosing-spondylitis-exercises#2. Último acesso 06 de agosto de 2015.
2. Everyday Health. Deep-Breathing Exercises for Ankylosing spondylitis. Disponível em http://www.everydayhealth.com/ankylosing-spondylitis/deep-breathing-exercises-for-ankylosing-spondylitis.aspx. Último acesso em 06 de agosto de 2015.
3. NASS. Swimming. Disponível em http://nass.co.uk/exercise/exercise-for-your-as/swimming/. Último acesso em 06 de agosto de 2015.
4. NASS. Swimming has a lot to offer people with AS. Disponível em http://nass.co.uk/exercise/swimming/. Último acesso em maio de 2016.
5. NASS. Hydrotherapy (aquatic physiotherapy). Disponível em http://nass.co.uk/exercise/exercise-for-your-as/hydrotherapy-aquatic-physiotherapy/. Último acesso em 06 de agosto de 2015.
6. NASS. Exercise classes. Disponível em http://nass.co.uk/exercise/exercise-for-your-as/exercise-classes/. Último acesso em 06 de agosto de 2015.

Fonte: http://www.thisaslife.com/staying-healthy/exercise-stride-towards-success.