psoriase-palmoplantar
Share

Como você já deve saber, a psoríase pode ocorrer em diferentes partes do corpo e se manifestar de diferentes maneiras.  A psoríase palmoplantar é caracterizada por placas secas e avermelhadas localizadas nas palmas das mãos e nas chamadas plantas dos pés (planta aqui nada mais é do que a sola do pé), causando desconforto e dor devido à inflamação, endurecimento e fissuras na pele.

A psoríase palmoplantar também pode gerar pequenas pústulas, manchas amarelas de pus que, apesar de não serem infecciosas, podem se tornar muito dolorosas e difíceis de tratar.

Impactos da psoríase palmoplantar

Muitas vezes os sintomas da psoríase palmoplantar podem dificultar a realização as tarefas diárias como pegar em objetos, calçar os sapatos ou andar, devido à dor e dificuldade de movimento. Além disso, a psoríase pode ter um grande impacto emocional e afetar seriamente a qualidade de vida, inclusive na área profissional e relacionamentos.

Cuidados com a psoríase

Aqui estão algumas recomendações para cuidar da psoríase palmoplantar. Estas dicas podem ajudar a enfrentar o seu dia a dia e a melhorar a sua pele com psoríase:

  • Evite o contato de agentes químicos nas lesões, como produtos de limpeza ou cosméticos não recomendados por especialistas
  • Use luvas de algodão por baixo de luvas de borracha quando for executar alguma tarefa com as mãos
  • Não use água muito quente pois pode causar ressecamento da pele e agravar a irritação na área afetada
  • Evite o atrito nas áreas afetadas pela psoríase

Dermatologista já!

Atualmente existem diversas opções terapêuticas disponíveis para tratar a psoríase, que variam de acordo com a gravidade da doença. Entre os tratamentos estão o uso de medicamentos tópicos, medicamentos sintéticos, medicamentos biológicos e fototerapia.

Se você acha que pode ter psoríase palmo-plantar, não hesite marcar uma consulta com dermatologista. Se quiser algumas dicas para se preparar para esse grande dia, leia o nosso post!


Referências

1. Lechuga-Domínguez MJ, et al. Psoriasis pustulosa palmoplantar. A propósito de un caso. Rev Esp Podol. 2017; 28(1), 53-57.
2. Oktem A, Uysal P I, Akdoğan N, Tokmak A, Yalcin B. Clinical characteristics and associations of palmoplantar pustulosis: an observational study. An. Bras. Dermatol. 2020; 95(1): 15-19.
3. Sociedade Brasileira de Dermatologia. Psoríase. Disponível em https://www.sbd.org.br/dermatologia/pele/doencas-e-problemas/psoriase/18/. Acesso em novembro de 2020.

Fonte:  Tú Cuentas Mucho. Psoriasis palmoplantar: ¿qué es y cómo puedo gestionarla? Disponível em https://www.tucuentasmucho.com/informacion/informacion/psoriasis-palmoplantar-que-es-y-como-puedo-gestionarla/. Acesso em outubro de 2020.

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *