psoriase-nas-unhas
Share

A psoríase não é uma doença que atinge apenas a pele. Ela pode afetar também outras partes do corpo que talvez você nem imagine, como as articulações (também chamadas de “juntas”) e as unhas.

Na verdade, a psoríase que afeta as unhas, conhecida como psoríase ungueal, é um tipo muito comum de psoríase e atinge mais da metade das pessoas que convivem com a doença.

A psoríase ungueal surge entre a camada superficial da pele e a unha e ocorre mais frequente nas das mãos do que nas dos pés, pois geralmente estão em maior contato com os objetos e assim são mais suscetíveis às traumas e lesões.

Quais os sintomas da psoríase nas unhas?

Os sintomas variam bastante. Podem aparecer:

  • pequenas ondulações na unha
  • manchas amarelo-alaranjadas conhecidas como “manchas de óleo”
  • pequenas estrias
  • espessamento das unhas e perda de transparência (unhas esbranquiçadas)

Além desses sintomas, a psoríase nas unhas geralmente causa desconforto, dor e prejuízo às atividades do dia a dia.

Como tratar psoríase nas unhas

O tratamento da psoríase ungueal pode ser um desafio demorado, é preciso tratar as unhas conforme as recomendações e pelo tempo indicado.

Aqui tem algumas dicas para você cuidar das suas unhas:

  • Seque bem as unhas! A umidade favorece o desenvolvimento de infecções.
  • Corte as unhas retas e, se puder, depois do banho, quando estiverem um pouco mais macias.
  • Não use esmaltes ou solventes (à base de acetona), pois são produtos agressivos que podem danificar a unha.
  • Use produtos específicos indicados por especialistas para mantê-las saudáveis.
  • Não retire a cutícula, pois isso favorece o aparecimento de infecções.
  • Consulte um(a) dermatologista! Quem melhor para dar recomendações e ajudar você a controlar a sua psoríase?

Sim, dermatologia também é a especialidade que cuida dos cabelos e das unhas! Afinal, essas estruturas fazem parte da pele.

Além disso, lembre-se de que ansiedade, depressão e estresse afetam o estado da psoríase; buscar ajuda profissional para lidar com essas questões também é fundamental.


Referências

1. Acción Psoriasis. Psoriasis también en las uñas. Disponível em https://www.accionpsoriasis.org/liberatupiel/Accion-Psoriasis-Articulo-2.htm. Acesso em outubro de 2020.
2. Psoriasis 360. Cuidado de las uñas. Disponível em https://www.psoriasis360.es/psoriasis/mejora-tu-vida/cuidado-unas. Acesso em outubro de 2020.
3. American Academy of Dermatology. What is nail psoriasis, and how can I treat it? Disponível em https://www.aad.org/diseases/psoriasis/nail-psoriasis. Acesso em novembro de 2020.
4. Sociedade Brasileira de Dermatologia. Psoríase. Disponível em https://www.sbd.org.br/dermatologia/pele/doencas-e-problemas/psoriase/18/. Acesso em novembro de 2020.

Fonte: Tú Cuentas Mucho. Psoriasis en las uñas: todo lo que debes saber. Disponível em https://www.tucuentasmucho.com/informacion/psoriasis-unas/. Acesso em outubro de 2020.

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *