3-1-artrite psoriásica cuidados que fazem a diferença
Share

Os seus hábitos são saudáveis? O ideal é que todas as pessoas tenham uma vida equilibrada, mas esse cuidado vira ainda mais essencial para quem já sofre problemas de saúde ou tem uma maior tendência.

Artrite psoriásica e o estresse

Por ser uma doença imunomediada, estudos indicam que o estresse possa ser um dos fatores desencadeantes ou agravantes dos sintomas da psoríase e da artrite psoriásica . Além do estresse, outros gatilhos podem desempenhar o mesmo papel, como o fumo (tabagismo) e a ingestão exagerada de bebidas alcóolicas.

Por isso, se você manifesta os sintomas da artrite psoriásica, além do tratamento medicamentoso, algumas mudanças no seu estilo de vida podem contribuir (e muito!) com a diminuição da dor e melhoria no quadro de saúde.

banner sociedade brasileira de reumatologia

Na maioria dos casos não é possível eliminar completamente a fadiga da artrite psoriásica. No entanto, manter hábitos de vida saudáveis ​​pode facilitar o seu controle. Entre os hábitos recomendados estão: exercícios regulares, dieta saudável e entender o que motiva o estresse. Tudo deve ser feito com acompanhamento médico!

Como parar hábitos prejudiciais?

Por mais difícil que seja parar de fumar, por exemplo, o esforço pode ser recompensado pelo alívio dos sintomas da artrite psoriásica, além de tantos outros benefícios. Converse com seu médico, pois ele pode propor alternativas que te ajudem a superar esse desafio.

Já para o alívio do estresse, tente elaborar com o seu médico um programa de atividades físicas que sejam prazerosas e que se encaixem melhor na sua rotina. E não dispense o acompanhamento psicológico, que poderá te ajudar a lidar melhor com as pressões do dia a dia!

Quer saber também se a alimentação pode afetar a psoríase e a artrite psoriásica? Leia agora nesse post!


Referências

1. Talotta, R., Atzeni, F., Sarzi-Puttini, P., & Masala, I. F. (2019, October 1). Psoriatic arthritis: From pathogenesis to pharmacologic management. Pharmacological Research. Academic Press. Disponível em https://doi.org/10.1016/j.phrs.2019.104394. Acesso em agosto de 2020.

2. Højgaard P, et al. Association between tobacco smoking and response to tumour necrosis factor α inhibitor treatment in psoriatic arthritis: results from the DANBIO registry. Ann Rheum Dis. 2015 Dec;74(12):2130-6.

3. Eder L, et al. The association between smoking and the development of psoriatic arthritis among psoriasis patients. Ann Rheum Dis. 2012 Feb;71(2):219-24.

Share








































Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *