Tipos de artrite psoriásica

11/08/2015

Tipos de artrite psoriásica

A artrite psoriásica se manifesta de cinco diferentes formas, que variam de acordo com as regiões do corpo afetadas e também a gravidade da inflamação. Confira os seguintes tipos de artrite psoriásica abaixo:1

1. Oligoarticular: é quando a inflamação atinge poucas articulações (cinco ou menos). Pode afetar grandes articulações, como do joelho e tornozelo, ou pequenas, como das mãos e pés.

2. Poliarticular: ocorre quando há inflamação de muitas articulações ao mesmo tempo. Tem manifestação semelhante a da artrite reumatoide. Qualquer articulação pode ser afetada, e os sintomas variam de leves, moderados a graves.

3. Distal: afeta as articulações das pontas dos dedos das mãos e dos pés, chamadas de articulações distais. Essa forma de artrite psoriásica frequentemente atinge também as unhas.

4. Envolvimento da coluna: quando a inflamação afeta principalmente as articulações da parte inferior da coluna vertebral – a parte baixa das costas. Gera dor e rigidez nessa região e também no pescoço. As articulações dos braços, pernas, mão e pés também podem ser afetadas.

5. Mutilante: é o tipo menos comum de artrite psoriásica, porém, é o mais grave. Pode provocar inflamação severa nas articulações, principalmente nas mãos e pés, resultando em deformações irreversíveis e problemas de movimentação.


Referências
1. Sociedade Brasileira de Reumatologia. Artrite Psoriásica. Disponível em http://www.reumatologia.com.br/PDFs/Cartilha_Artrite_Psoriasica.pdf. Acesso em novembro de 2015.

Veja mais em: Artrite psoriásica

saiu na mídia

Notícias Relacionadas

Ver Mais +
Ver Mais +

Conteúdo

Relacionados|Mais lidos

saiu na mídia

Conteúdos Relacionados