3-31-superando-medo-da-academia
Share

Não deixe que a psoríase interfira no seu treino! Veja como superar esse dilema e começar a praticar exercícios neste texto.

Quem se lembra dos dias em que malhar significava vestir moletom e aquela camiseta grandona? Esses dias parecem ter sido em outra vida, e já foram substituídos por um mundo crescente de fashionistas de roupas de ginástica que não têm problema nenhum em expor a pele.

Nós sabemos que quem tem psoríase pode ter medo de mostrar as placas, descamação ou qualquer sinal de uma crise e que isso pode ser motivo suficiente para evitar um treino ou procurar uma roupa que cubra o corpo.

Falando nisso, se você tem psoríase, isso significa que tem que malhar de calça e blusa de moletom? Se você está com placas na pele, será que deve comprar um macacão que cubra tudo? Claro que não!!!

Papo reto agora: as pessoas vão te olhar? Talvez. Elas notarão? Possivelmente. Elas vão comentar? Provavelmente não. Mas, o mais importante, você deve se importar com isso? Não, nem um pouco.

Exercícios físicos e psoríase

Todos nós sabemos exercício faz bem. Ele ajuda a manter ou perder peso, tonifica os músculos, melhora a resistência e muito mais. Psicologicamente falando, o exercício pode te ajudar a aliviar o estresse, relaxar a mente e, em geral, fazer com que você se sinta melhor.

Mas como isso acontece? Quando você se exercita, o organismo libera moléculas chamada endorfinas, que inibem naturalmente os receptores de dor e, portanto, dão aquela sensação de bem-estar. Com menos dor, você se sente melhor!

Mas se você está com sobrepeso ou obesidade e vive com psoríase, o exercício pode trazer ainda mais benefícios do que você imagina. Um estudo recente descobriu que a dieta e o exercício diminuem a gravidade da psoríase quando combinados com o tratamento medicamentoso.

A ideia está te animando? Vamos falar sobre a roupa?

Autoestima e psoríase

Se sabemos que o exercício é importante, como enfrentar o medo? Isso depende de você. Sua pele é sua! É parte de quem você é, com as placas, coceira e tudo mais. Então, se você tiver coragem, coloque aquele top e shortinho e parta para a malhação.

Mas exibir a psoríase não é para todo mundo. Outra opção é fazer com que a moda funcione a seu favor. As empresas de roupas de academia também fabricam camisas de manga longa que não são grandes ou volumosas. Na verdade, muitas são feitas de algodão leve especificamente para quem se exercita. Ah, e nós já falamos que as leggings também são ótimas? Você pode dobrá-las se criar coragem – ou mesmo se ficar com muito calor.

É hora de treinar!

Afinal, o que você deve vestir para ir à academia? A resposta é realmente muito simples: o que te ajudar a se exercitar por mais tempo, fazer uma aula a mais. Ou aquela roupa que te motive a fazer exercícios de maior intensidade – tudo que fizer você se sentir confortável o suficiente para entrar numa academia e suar a camisa.

Ah, tem uma coisa importante! Antes de começar com uma nova rotina de exercícios, é fundamental que você primeiro converse com o seu ou sua dermatologista e pegue umas dicas e recomendações. Se você ainda não faz acompanhamento da psoríase, aproveite essa empolgação e encontre aqui um(a) dermatologista antes de começar a malhação!

Bora treinar?


Referências

1. Sprouse-Blum AS, Smith G, Sugai D, Parsa FD. Understanding Endorphins and Their Importance in Pain Management. Hawaii Med J 2010;69(3):70-71.
2. Naldi L, Conti A, Cazzaniga S, Patrizi A, Pazzaglia M, Lanzoni A, Veneziano L, Pellacani G. Diet and physical exercise in psoriasis: a randomized controlled trial. Br J Dermatol 2014, 170: 634-642.

Fonte: Skin to live in. Drama at the Gym: Getting Past the Clothes and Down to the Workout. Disponível em: https://www.psoriasispakistan.pk/psoriasis-and-urticaria/drama-at-the-gym-getting-past-the-clothes-and-down-to-the-workout/. Acesso em novembro de 2020.

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *