Share

A psoríase é uma doença que afeta a qualidade de vida, afinal, ela é crônica e o paciente precisa aprender a conviver com a mesma.

Não é corretor afirmar que “quanto mais grave a sua psoríase, mais difícil é conviver com ela”. As pessoas que têm psoríase nas regiões palmares e plantares, por exemplo, podem apresentar muito mais desconforto do que aquelas com casos mais graves em outras partes do corpo. Já pensou nisso? Ela é uma doença que pode afetar diversas áreas da sua vida.

Grávidas, por exemplo, têm um risco maior de parto prematuro. Confira agora outros momentos que a psoríase pode impactar.

banner encontre seu médico

Incômodos da psoríase

O sono pode ser bastante afetado pela psoríase porque tem a coceira incessante e também o impacto psicológico que pode ocupar os seus pensamos na hora do descanso.

O cansaço contínuo, por sua vez, pode ter um impacto negativo sobre a sua vida cotidiana.

Sua qualidade de vida também pode variar dependendo do período do ano, com o possível agravamento dos sintomas no inverno e a melhora nos meses do verão.

Psoríase e vida profissional e social

Pode ser difícil se concentrar no trabalho quando você está distraído com coceira ou descamação, placas com feridas e sangramento na pele. Você pode até mesmo sofrer discriminação ou perceber um impacto negativo da psoríase sobre o seu trabalho.

Outra coisa que pode acontecer é a falta de compreensão sobre o impacto da psoríase por parte dos amigos, colegas e familiares e isso talvez resulte em um efeito nocivo em seus relacionamentos. Muitas pessoas com psoríase têm dificuldades com as relações mais íntimas: cerca de 40% dos pacientes relataram que a doença tem um impacto negativo na vida sexual.

Como ser otimista com psoríase?

Pode ser muito difícil manter uma atitude positiva e um estilo de vida confortável ao conviver com uma doença que pode ter um impacto tão grande na sua qualidade de vida. Por isso, é tão importante ter uma rede de apoio formada por pessoas que entendem sua condição e com quem você possa compartilhar seus sentimentos – e que te apoiem quando você precisar.

Além de discutir os seus sintomas, lembre-se de conversar com seu médico sobre como a psoríase afeta a sua qualidade de vida. Cada pessoa apresenta a psoríase de uma forma diferente, quando você fala sobre isso com o médico, ele busca adaptar as metas de tratamento de acordo com a forma com que a psoríase afeta a sua vida.

Sabemos que é complicado, mas você consegue!


Referências

1. International Federation of Pharmaceutical Manufacturers & Associations. Bringing Psoriasis into the Light. Disponível em: http://www.ifpma.org/wp-content/uploads/2016/01/Psoriasis_Publication-Web.pdf Acessado em agosto de 2020.
2. Papaa. Psoriasis – a simple explanation. Disponível em: http://www.papaa.org/psoriasis-simple-explanation. Acessado em agosto de 2020.
3. Site Skin to Live In. Disponível em http://www.skintolivein.com/research-in-dermatology/psoriasis-understanding-the-issues/psoriasis-and-you/a-clearer-future/. Acessado em agosto de 2020.



Share








































Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *