3-28-truques-para-sobreviver-na-universidade-com-psoriase
Share

Entrar na universidade pode ser emocionante, mas às vezes um pouco pesado também: carga horária puxada, novas amizades, vida em um lugar novo… Pode ser difícil até mesmo para as pessoas mais bem preparadas. E quando além de tudo isso se tem psoríase? É como se você tivesse o dobro de trabalho!

As doenças de pele podem ter impactos na vida universitária. O mais importante a lembrar é que sua psoríase pode ser controlada, e não deve atrapalhar sua passagem na universidade. Confira 5 truques para lidar com essa situação!

A vida social com psoríase

1. Quando se sentir confortável, fale sobre sua doença

As pessoas fazem amizades com facilidade na faculdade. O tempo que você ali faz com que tudo aconteça de maneira rápida e profunda, mas conhecer pessoas novas quando se tem psoríase pode ser complicado. Quando você sentir que é a hora certa, por que não considerar abordar essa questão?

Às vezes, falar sobre isso, explicar o que você está passando e até tirar dúvidas sobre a sua vivência pode abrir um novo mundo de suporte para você. Mas é importante lembrar que você não precisa fazer isso se não quiser.

A decisão de compartilhar ou não é somente sua e depende de quão confortável você se sente. Muitas pessoas confiam em amigos e amigas para poder obter conselhos! Use esse suporte universitário de uma forma que torne o seu tempo na faculdade melhor.

2. Não esqueça sua rede de apoio

Independentemente das novas amizades, você provavelmente já tem uma ótima rede de apoio de amigos e familiares. Não se esqueça dessas pessoas! Com tanta coisa acontecendo, pode ser fácil deixar de fazer aquela ligação semanal para casa ou esquecer a chamada de vídeo que você planejou com alguém da época do colégio.

Lembre-se sempre dessas pessoas que conhecem você e te apoiam há anos. Se bater aquele estresse, elas provavelmente te entenderão melhor do que qualquer um.

3. Lembre-se de que você faz parte de uma comunidade maior

Você sabia que entre 0.09% a 11.4% da população mundial tem psoríase? Existem milhões de outras pessoas lidando com essa condição de pele além de você. Não importa o quão difícil ou estressante possa parecer no momento, lembre-se de que você faz parte de uma comunidade de pessoas que podem te ajudar.

Nossos canais “Sobre a Pele” no Facebook e no Instagram podem ser ótimos lugares para começar!

4. Conheça a sua faculdade!

Você está na universidade! Talvez aí tenha um departamento de ciências fantástico ou um grupo de teatro fora do comum, então quaisquer que sejam seus motivos para estudar nesse lugar, é bom focar neles.

Esse é um momento maravilhoso em sua vida, que pode até ajudar a lidar com sua condição de pele. Construa uma lista de coisas legais para você fazer na sua faculdade, e, quando você tiver um dia de folga, aproveite para se jogar! Isso pode ajudar a transformar um dia ruim em um dia inspirador.

5. Seja confiante e, o mais importante, divirta-se!

Se você está sentindo os sintomas de sua condição de pele, lembre-se que você é muito mais do que esses sintomas. Tenha orgulho do que te trouxe até aqui, anime-se com o que você tem para aprender e sinta-se livre para sair e se divertir.

Junte-se a grupos como times esportivos ou atléticas acadêmicas. Às vezes você só precisa distrair a sua mente, e, quando  estresse der as caras, ele não parecerá mais tão importante.

Aproveite esse momento maravilhoso, essa nova fase (passa tão rápido…). Você também pode pedir ajuda a um profissional de saúde e até iniciar uma terapia para as questões além da pele . Mas não vai deixar de tratar a pele também, hein? O primeiro passo pode ser encontrar um(a) dermatologista aqui!


Referências

1. National Psoriasis Foundation. Psoriasis and Relationships. Disponível em: https://www.psoriasis.org/life-with-psoriasis/relationships. Acesso em novembro de 200.
2. WHO. Global report on Psoriasis (2016). Disponível em: https://apps.who.int/iris/handle/10665/204417 Acesso em novembro de 2020.

Fonte: Skin to Live In. 5 Hacks for Surviving University with a Skin Condition. Disponível em: https://www.psoriasispakistan.pk/psoriasis-and-urticaria/5-hacks-for-surviving-university-with-a-skin-condition/. Acesso em novembro de 2020.

 

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *