3-14-pare-se-fumar-se-livre-das-bitucas

O que acontece quando você mistura cigarro com psoríase?

Todo mundo já sabe que fumar não é bom para a saúde. E, se você convive com a psoríase, já deve estar cansado de saber quão delicada (e temperamental) sua pele pode ser. Antes de detalhar as razões por que você deve largar o cigarro, vamos ser claros: parar de fumar não tem o poder de curar a psoríase, mas fumar tem um impacto enorme na sua pele.2

1) A fumaça resseca a pele

Você nem precisa inalar cigarros para já prejudicar sua pele. Quando o tabaco é queimado, ele libera no ar um coquetel de cerca de 7000 produtos químicos (incluindo monóxido de carbono),1 que em contato com a pele leva ao ressecamento.2

2) Fumar pode dar rugas

Fumar acelera o envelhecimento, sendo que os fumantes parecem 1,4 anos mais velhos que os não-fumantes.2 Uma das razões para isso é que as substâncias químicas no tabaco danificam o colágeno e a elastina, fibras que ajudam a manter a estrutura e a elasticidade da pele.3 Além disso, o ato de “fumar em cadeia” (fumar um cigarro atrás do outro) provoca a formação de linhas de expressão ao redor da boca e pés de galinha ao redor dos olhos. Um estudo mostrou que os sinais faciais no grupo de fumantes eram tão óbvios, que os especialistas que estavam fazendo a pesquisa foram capazes de identificar metade dos fumantes apenas por suas características faciais.4

3) Cigarros = pele corada, mas não saudável

A nicotina dos cigarros contrai os vasos sanguíneos,3 reduzindo o fluxo de sangue para a superfície da pele e, assim, a chegada de nutrientes. Os minúsculos capilares (vasos sanguíneos) na face são então forçados a se alargar para receber nutrientes suficientes e, com o tempo, tornam-se permanentemente dilatados, dando origem a capilares vermelhos.5 Então, se você fuma e seu rosto está vermelho mesmo quando você não se expõe ao sol, este pode ser o motivo.

4) Fumar pode privar o corpo de vitaminas essenciais

O monóxido de carbono da fumaça do cigarro desloca o oxigênio, enquanto a nicotina reduz o fluxo sanguíneo, dois efeitos que privam a pele de nutrientes vitais, como a vitamina C, que está associada à cicatrização da pele.2 Não é surpreendente, portanto, que algumas pesquisas indiquem que os fumantes têm maior probabilidade de sofrer complicações quando apresentam alguma ferida.2,6

5) Fumar aumenta o risco de câncer de pele

A exposição ao sol e aos raios ultravioletas não é a única coisa que pode causar câncer de pele. Um estudo descobriu que os fumantes têm risco 3 vezes maior de desenvolver um tipo de câncer de pele, chamado de carcinoma de células escamosas, do que os não fumantes.2 Isso se deve ao efeito prejudicial que o fumo tem sobre o sistema imunológico.

6) Fumar pode agravar doenças de pele como a psoríase

Como falamos antes: se você tem psoríase, há ainda mais incentivo para parar de fumar. De acordo com um estudo de 2007, se você fumar um maço de cigarros por dia durante 10 anos ou menos, o risco de ter psoríase aumenta 20%; 11 a 20 anos o risco é 60% maior; e para aqueles que passam de duas décadas, o risco de ter psoríase mais que dobra.2

Nunca é tarde demais para parar de fumar – sempre vale a pena!

Deixar de fumar não é fácil, mas definitivamente vale a pena. Alguns estudos promissores mostraram que, quando as pessoas param de fumar, a psoríase pode se tornar mais responsiva a vários tratamentos.7 Na verdade, você pode ver uma melhora em sua pele em menos de 3 meses, à medida que o fluxo sanguíneo melhora e os níveis de nutrientes são restaurados.8 Para obter ajuda, fale com o seu médico sobre encaminhamento e alternativas para parar de fumar. Se você ainda não faz acompanhamento com um especialista, o primeiro passo pode ser encontrar um dermatologista aqui!

No Brasil, o Sistema Único de Saúde (SUS) oferece tratamento gratuito para os fumantes que querem largar o vício, nos postos de saúde e na Secretaria de Saúde da sua cidade. Para mais informações, você pode entrar em contato com a Coordenação de Controle do Tabagismo na Secretaria Estadual de Saúde ou entrar em contato com o Disque Saúde 136.

Quer ainda mais um benefício? Imagine o quanto você pode economizar com cremes antirrugas!


Referências

1. National Cancer Institute. Harms of Cigarette Smoking and Health Benefits of Quitting. Disponível em: https://www.cancer.gov/about-cancer/causes-prevention/risk/tobacco/cessation-fact-sheet Acesso em julho de 2019.
2. Health. 15 Ways Smoking Ruins Your Looks. Disponível em: https://www.health.com/health/gallery/0,,20340112,00.html Acesso em julho de 2019.
3. Mayo Clinic. Is it true that smoking causes wrinkles? Disponível em: https://www.mayoclinic.org/healthy-lifestyle/quit-smoking/expert-answers/smoking/faq-20058153 Acesso em julho de 2019.
4. Model D. Smoker’s face: an underrated clinical sign? Br Med J (Clin Res Ed). 1985 Dec 21;291(6511):1760-2.
5. Skincity. 5 Ways Smoking Affects The Skin. Disponível em: https://www.skincity.co.uk/blog/2013/10/5-ways-smoking-affects-skin/ Acesso em julho de 2019.
6. McDaniel, J. C., & Browning, K. K. Smoking, chronic wound healing, and implications for evidence-based practice. Journal of wound, ostomy, and continence nursing : official publication of The Wound, Ostomy and Continence Nurses Society 2014; 41(5), 415–E2.
7. Healthline. The Negative Effects of Smoking with Psoriasis. Disponível em: https://www.healthline.com/health/psoriasis-after-quitting-smoking#research Acesso em julho de 2019.
8. Young, HC et al. Changes in Skin Color after Smoking Cessation. Korean Journal of Family Medicine, 2012 Mar; 33(2): 105–109.

Fonte: Ask Alia. Trash the ash. Disponível em: https://www.ask-alia.com/trash-ash. Acesso em agosto de 2019.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *