exercicio-fisico-pode-ajudar-no-combate-da-psoriase
Share

Você sabia que quem tem psoríase tende a desenvolver outras doenças como excesso de peso e doenças cardiovasculares? Por isso, hoje vamos falar sobre exercícios e psoríase!

Se você tem psoríase, é muito importante que você não apenas cuide da sua pele, mas também tenha hábitos de vida saudáveis. As atividades físicas podem ser uma grande aliada para o controle  da psoríase, além de melhorar o humor e a saúde em geral.

Psoríase atrapalha as atividades físicas?

É verdade que a psoríase pode dificultar a prática de atividades físicas, mas o benefício que elas podem trazer é um motivo convincente para você tentar praticar exercícios regularmente.

Não é necessário atingir grandes metas todos os dias. Você pode começar com atividades leves e de curta duração, e aumentar a intensidade aos poucos. Se você não está acostumado a praticar esportes, tente começar caminhando meia hora por dia. O mais importante é que você seja constante. Após 3 dias sem fazer exercícios, os benefícios começam a diminuir. Você deve valorizar seu esforço e os objetivos alcançados, não importa quão pequenos sejam.

Como escolher atividade física ideal

Consulte seu ou sua dermatologista sobre qual tipo de exercício ou esporte é mais adequado para seu estilo de vida e sua psoríase.

A natação, por exemplo, é um dos esportes mais recomendados, desde que não haja lesões muito severas ou extensas. Lembre-se de hidratar bem a pele após cada treino.

Benefícios dos exercícios

Quanto antes você começar a praticar uma atividade física, mais cedo poderá aproveitar os benefícios que ela lhe trará, como melhora da autoestima, sensação de bem-estar e redução do estresse.

É importante lembrar que a prática de atividade física, junto com um estilo de vida mais saudável, impulsiona a melhora e até o desaparecimento dos sintomas da psoríase. No entanto, o tratamento prescrito nunca deve ser interrompido sem autorização médica, combinado?


Referências

1. Acción Psoriasis. ¿Qué es la enfermedad psoriásica? Disponível em https://www.accionpsoriasis.org/psoriasissinlimites/que-es-la-enfermedad-psoriasica/. Acesso em novembro de 2020.
2. Tú cuentas mucho: Aprende a controlar tu peso con el proyecto educativo #AclaraLaPsoriasis. Disponível em https://www.tucuentasmucho.com/cuidarse/-psoriasis-pide-cita-a-tu-dermatologo-aclaralapsoriasis/. Acesso em novembro de 2020.
3. Acción Psoriasis: ¡Ponte en forma! Disponível em https://www.accionpsoriasis.org/psoriasissinlimites/que-es-la-enfermedad-psoriasica/. Acesso em novembro de 2020.
4. Sociedade Brasileira de Dermatologia. Psoríase. Disponível em https://www.sbd.org.br/dermatologia/pele/doencas-e-problemas/psoriase/18/. Acesso em novembro de 2020.

Fonte: Tú Cuentas Mucho. ¿Vives con psoriasis? Descubre cómo puede ayudarte el ejercicio físico en tu día a día. Disponível em https://www.tucuentasmucho.com/cuidarse/vives-con-psoriasis-descubre-como-puede-ayudarte-ejercicio-fisico-dia-a-dia/. Acesso em outubro de 2020.

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *