psoriase-no-couro-cabeludo
Share

Sintomas da psoríase no couro cabeludo são muito comuns e ocorrem em até 80% das pessoas que têm a doença. Surgem placas escamosas brancas parecidas com a caspa não só na região do couro cabeludo mas também na testa, na nuca e atrás das orelhas.

Outros sintomas como manchas vermelhas, pele seca, descamação, queimação e coceira também podem aparecer. Muitas vezes as placas são visíveis e podem prejudicar a autoestima de quem passa por isso.

É importante saber que no caso de as escamas no couro cabeludo seremmuito espessas, há risco de queda de cabelo. Quando a psoríase é tratada e controlada, o cabelo tende a voltar ao normal.

Dicas para quem tem psoríase no couro cabeludo

Algumas dicas podem ajudar quem tem psoríase a enfrentar o dia a dia e melhorar desde a pele até os sentimentos causados por essa condição. Aqui separamos algumas específicas para quem tem psoríase no couro cabeludo:

  • Não coce a cabeça, pois você pode provocar lesões e piorar os sinais e sintomas
  • Lave o cabelo com cuidado e não use água muito quente e nem muito fria
  • Seque bem o cabelo e as áreas onde a psoríase afeta a cabeça
  • Não use tintas, grampos de cabelo ou objetos que possam machucar seu couro cabeludo
  • Escove os cabelos delicadamente para remover as placas e resíduos sem se machucar
  • Não use produtos que lubrifiquem os cabelos, como géis, espumas ou cremes

Tratamento para psoríase no couro cabeludo

A psoríase no couro cabeludo tem tratamento! O tipo vai depender da gravidade e da extensão da psoríase. Em casos em que os sintomas são mais leves, o uso de medicamentos tópicos — como xampus, loções e géis específicos pode proporcionar o desaparecimento dos sintomas. Esses produtos são fáceis de aplicar e podem ajudar a manter a psoríase sob controle, quando combinados com o tratamento indicado por um(a) dermatologista.

Como aproveitar a consulta ao máximo

Se você acha que tem psoríase no couro cabeludo ou se já tem o diagnóstico, consulte um(a) dermatologista.  Essa pessoa fará uma análise individual das suas placas, do grau de coceira e vermelhidão etc. e irá recomendar a melhor opção de tratamento para o seu caso.

Se você tiver dúvidas sobre como se preparar para a consulta, acesse nosso post Preparando Para a sua Próxima Consulta.

 


Referências

1. Acción Psoriasis. Psoriasis en el cuero cabelludo. Disponível em https://issuu.com/accionpsoriasis/docs/014_psoriasis_en_cuero_cabelludo. Acesso em novembro de 2020.
2. Acción Psoriasis. Psoriasis en el cuero cabelludo, nuevos tratamientos y alimentos para reforzar las defensas, en la revista Psoriasi. Disponível em https://www.accionpsoriasis.org/actualidad/535-psoriasis-en-el-cuero-cabelludo-nuevos-tratamientos-y-alimentos-para-reforzar-las-defensas-en-la-revista-psoriasi.html. Acesso em novembro de 2020.
3. Tú cuentas mucho.¿A qué partes del cuerpo afecta la psoriasis? Disponível em https://www.tucuentasmucho.com/informacion/partes-del-cuerpo-psoriasis. Acesso em novembro de 2020.
4. Sociedade Brasileira de Dermatologia. Consenso Brasileiro de Dermatologia e guias de Tratamento. Disponível em http://formsus.datasus.gov.br/novoimgarq/24326/4118143_345331.pdf. Acesso em novembro de 2020.

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *