Psoríase e maquiagem: como combinar?

Compartilhe:

Apesar de nem sempre a psoríase afetar o rosto (os locais mais comuns são joelhos, cotovelos e couro cabeludo), quando isso acontece é comum aparecer na parte superior da testa, acima das sobrancelhas, das pálpebras e até dos lábios. Por isso, a maquiagem pode ser uma aliada na vida de quem sofre com as lesões da psoríase.

O rosto é geralmente a primeira coisa que as pessoas notam. Portanto, ter uma boa aparência não é apenas uma questão de vaidade. É uma questão de qualidade de vida e bem-estar.

Pode ser embaraçoso sair por aí com uma pele escamosa e cheia de placas vermelhas. Ainda mais no rosto! Muitas vezes a psoríase é até confundida com outros problemas de pele, como micose e alergia, e podem até pensar que é uma doença contagiosa.

Como maquiar uma pele com psoríase

A maquiagem, usada com moderação, pode ajudar a neutralizar a aparência e a vermelhidão das lesões da psoríase. Confira 10 dicas incríveis!

  1. Prepare sua pele corretamente: antes de aplicar qualquer cosmético para disfarçar suas lesões, o hidratante é obrigatório. Manter a pele hidratada pode minimizar descamação e vermelhidão, e ainda ajuda a maquiagem a ficar mais suave e durar mais tempo
  2. Prefira maquiagem líquida: escolha cosméticos à base de líquidos em vez de cosméticos à base de pó, que podem secar e acentuar a descamação da pele. Além disso, procure produtos sem perfume, hipoalergênicos, com menor probabilidade de irritar a pele.
  3. Saiba o tom da sua pele: para uma aparência mais natural e uma boa cobertura, verifique a cor da base e do corretivo que combinam com o tom da sua pele. Se tiver manchas na pele de diferentes tons, umas mais brancas ou outras mais vermelhas, é bom escolher duas cores diferentes. Procure lojas onde você possa testar antes de comprar.
  4. Pincéis adequados: use um pincel sintético para aplicar maquiagem nas áreas afetadas pela psoríase – é mais suave do que com as pontas dos dedos ou com uma esponja.
  5.  Simples é melhor: maquiagem carregada apenas torna as áreas afetadas mais salientes e também tende a chamar mais atenção para o seu rosto.
  6. Proteção solar: escolha algo que já tenha uma proteção solar integrada para ter menos produtos para aplicar. Quanto mais produtos diferentes na pele, há uma maior chance de eles reagirem entre si e piorarem a situação.
  7. Valorize o seu rosto: se você quiser desviar o olhar das pessoas dos pontos afetados, dê a eles outra coisa para focar. Experimente sombras, rímel e tons de batom coloridos para destacar essas partes.
  8. Sem brilho: glitters e brilho geralmente não são recomendados por especialistas, pois podem irritar a pele.
  9. Limpe o rosto: sua pele precisa descansar, nada de dormir com maquiagem, viu?
  10. Remoção da maquiagem: produtos com álcool podem prejudicar muito. Prefira os creme de remoção de maquiagem para peles sensíveis e evite esfoliantes que podem irritar ainda mais a pele.

 

Cuidados com a pele

Ficou com vontade de se maquiar? É importante lembrar:

  • Se você tiver lesões abertas, aguarde a cicatrização antes de aplicar a maquiagem.
  • Produtos que funcionam para uma pessoa pode irritar a pele de outra. Tente primeiro testar os produtos em uma pequena área não afetada pela psoríase.
  • Se um produto causar queimadura, picada, coceira ou irritação, pare de usá-lo imediatamente e converse com o seu ou sua dermatologista.
  • A psoríase pustular (caracterizada por bolhas brancas) e a psoríase eritrodérmica (caracterizada por vermelhidão ardente e descamação da pele) são especialmente propensas à irritação por cosméticos. Muitas vezes, é melhor esquecer a maquiagem completamente, se você tiver essas condições.
  • Evite qualquer produto com ingredientes que ressecam ainda mais a pele, como álcool ou o ácido salicílico. Embora o ácido salicílico seja usado para tratar escamas na psoríase, não use produtos de maquiagem com o ingrediente, uma vez que tem um efeito de secagem como nos casos de acne.

Tratamento da psoríase

Para aqueles momentos em que você prefere não ter que enfrentar o dia com as tão temidas lesões da psoríase, a maquiagem pode ajudar. Com um pouco de prática, você pode melhorar a aparência das lesões e sua autoestima. Mas lembre-se de que, embora a maquiagem possa ajudar a cobrir a psoríase, ela não a trata. A maquiagem só é eficaz quando o tratamento da psoríase está funcionando e sua pele está calma.

Portanto, trabalhe com um(a) dermatologista para encontrar uma rotina de cuidados com a pele e um plano de tratamento que ajude a controlar sua condição. Não deixe que a psoríase impeça você de aproveitar a vida!


Referências

  1. World Health Organization (WHO). Global report on psoriasis. Disponível em https://apps.who.int/iris/bitstream/handle/10665/204417/9789241565189_eng.pdf.psoriasis;jsessionid=54912784D28C9F36ECCD45471AC5775B?sequence=1 . Acesso em janeiro de 2021.
  2. Everyday Health. 6 skincare tips for covering psoriasis flares. Disponível em https://www.everydayhealth.com/psoriasis/living-with/how-makeup-can-help-with-your-psoriasis/. Acesso em janeiro de 2021.
  3. Plaque Psoriasis.com. Make-up Tips for Psoriasis. Disponível em https://plaquepsoriasis.com/living/make-up-tips/. Acesso em janeiro de 2021.
  4. Everyday Health. 7 Makeup Tips All Women With Psoriasis Should Know. Disponível em https://www.everydayhealth.com/hs/psoriasis-guide/psoriasis-and-makeup/. Acesso em janeiro de 2021.
  5. Healthgrades. Makeup Tips for People With Psoriasis. Disponível em https://healthguides.healthgrades.com/article/makeup-tips-for-people-with-psoriasis. Acesso em janeiro de 2021.
  6. In style. How pick make up products for psoriasis. Disponível em https://www.instyle.com/beauty/skin/how-pick-makeup-products-for-psoriasis. Acesso em janeiro de 2021.