Boas resoluções para o ano novo com psoríase

Compartilhe:

Um novo ano traz um sentimento de recomeço e a vontade de fazer muitas coisas de formas diferente. E, se você convive com a psoríase, boas resoluções para cuidar melhor da sua pele devem estar em seus planos nesse momento…

Por outro lado, final de ano frequentemente também  é sinônimo de excessos. Uma boa dica é ter sensatez e tentar ter um estilo de vida mais saudável.

A psoríase está associada a muitos fatores, como alimentação, estilo de vida e o estado de espírito em que nos encontramos. É fundamental ter cuidado com aspectos que podem piorar a sua pele. Então comece a pensar nesse assunto!

Psoríase e festas de fim de ano

Bebidas alcoólicas

Durante as festas é comum haver aumento do consumo de bebidas alcoólicas. Mas, para quem tem psoríase, é preferível consumi-las com moderação. De acordo com alguns estudos, o álcool aumenta o risco de a psoríase aparecer e ainda pode piorar a gravidade da doença, especialmente se for cerveja.

Além do álcool, a cerveja pode conter glúten e algumas pessoas com psoríase podem ser sensíveis. Em geral, o álcool pode afetar o sistema imunológico, promover ressecamento da pele e levar à inflamação, fatores que pioram muito a psoríase. Se for beber, lembre-se disso!

Tabagismo

Fumar também aumenta significativamente o risco de psoríase; o risco é duas vezes maior quando o consumo ultrapassa 15 cigarros por dia.  Parar de fumar pode ajudar a controlar a psoríase, além de melhorar a sua qualidade de vida.

Alimentação

Nessa época também é comum comermos em excesso. Mas saiba, que além do excesso de peso agravar a psoríase, pode também piorar a eficácia do seu tratamento. Então coma de forma saudável e também com moderação! E se estiver nos seus planos iniciar uma dieta, converse com seu médico ou sua médica.

Por fim, lembre-se de que a psoríase é uma doença crônica e que seu controle depende de tratamento de longo prazo. Manter as boas resoluções ao longo do ano melhorará sua vida diária. Não desista, seus esforços serão recompensados!


Referências

  1. Qureshi AA, Dominguez PL, Choi HK, Han J, Curhan G. Alcohol intake and risk of incident psoriasis in US women: a prospective study. Arch Dermatol. 2010;146(12):1364-1369.
  2. Svanström C, Lonne-Rahm SB, Nordlind K. Psoriasis and alcohol. Psoriasis (Auckl). 2019;9:75-79.
  3. Adamzik K, McAleer MA, Kirby B. Alcohol and psoriasis: sobering thoughts. Clin Exp Dermatol. 2013 Dec;38(8):819-22.
  4. Jensen P, Skov L. Psoriasis and Obesity. 2016;232(6):633-639.

 

Fonte: Bein vivre ma peau. Mon psoriasis et mes bonnes resolutions for 2020. Disponível em https://www.bienvivremapeau.fr/psoriasis/vivre-avec/Mon_Psoriasis_Et_Mes_Bonnes_Resolutions_pour_2020/. Acesso em janeiro de 2021.