Entenda como as alterações hormonais afetam sua pele

Compartilhe:

Todos nós temos aqueles dias em que queremos gritar de tanta raiva ou estresse. Se você menstrua e tem psoríase, deve ter notado que seu humor não é a única coisa que é afetada mensalmente, mas seus sintomas de psoríase também. Isso porque dois dos hormônios que controlam seu ciclo menstrual, o estrogênio e a progesterona, podem também afetar sua pele.

Vamos falar mais sobre esse assunto?

Entenda o ciclo menstrual

Antes de chegarmos ao assunto de como seu ciclo mensal pode afetar a condição da sua pele, vamos lembrar como o ele acontece em um nível biológico…

Os níveis de estrogênio e progesterona flutuam ao longo do mês. Em um ciclo típico, os níveis de estrogênio estão em níveis mais baixos um pouco antes da menstruação. Com a chegada da menstruação aumentam gradualmente, atingindo um pico no meio do ciclo (14 dias após a menstruação) e caem novamente na segunda metade do mês.

A progesterona, por outro lado, atinge seu nível mais baixo na primeira metade do ciclo e atinge seu pico cerca de uma semana antes da menstruação, com uma queda repentina um pouco antes de menstruar. Então, imagine duas ondas de hormônios, uma atingindo o pico enquanto a outra está em seu nível mais baixo, como duas montanhas-russas hormonais lado a lado.

Essas flutuações hormonais mensais podem ter um efeito significativo na pele graças à presença de receptores de estrogênio em toda a epiderme e derme e, em menor grau, à presença de receptores de progesterona. As mudanças cíclicas do estrogênio e da progesterona afetam tudo, desde a umidade até a elasticidade da pele.

Além disso, os hormônios sexuais não afetam apenas a pele. Estudos sugerem que eles também podem causar uma série de alterações imunológicas, podendo até mesmo influenciar o curso da psoríase.

Hormônios e psoríase

É muito provável que os hormônios sexuais desempenhem um papel importante nos sintomas da psoríase. Já se sabe que é comum que a psoríase apareça ou se agrave na puberdade, após a gravidez e durante a menopausa. No entanto, é comum perceber que os sintomas relacionados à doença melhoram durante a gravidez.

Uma explicação para este fato é que altos níveis de estrogênio parecem ter um efeito de “sedação” sobre o sistema imunológico. Em outras palavras, se você tem psoríase, pode descobrir que sua pele melhora na metade do ciclo, quando os níveis de estrogênio estão no máximo. Por outro lado, é provável que ocorram crises quando os níveis de estrogênio caem, pouco antes da menstruação. Portanto, pode ser que você sinta coceira na pele juntamente com os sintomas da TPM.

O que fazer então?

Os hormônios sexuais não são os únicos fatores que afetam sua pele. Mas se você acha que sua pele é afetada particularmente em certas épocas do mês, manter um registro dos sintomas pode ser uma boa ideia.

Anote em um diário ou mantenha um registro no seu celular para que você identifique padrões cíclicos. Ter esses dados em mãos pode facilitar discutir o assunto nas consultas médicas. Uma ideia clara de quando os seus sintomas pioram dará uma visão melhor do que pode ser o gatilho da sua psoríase, facilitando a adaptação do seu tratamento.

Estar ciente das mudanças mensais em sua pele significa que você terá preparo para futuros surtos​. Afinal, se você sabe que é provável que sua pele tenha problemas em determinados momentos do mês, você pode se preparar para isso. Converse com seu ou sua dermatologista e cuide da sua pele!

 

Referencias

  1. Website “BBC” – Oestrogen and progesterone – higher. http://www.bbc.co.uk/schools/gcsebitesize/science/edexcel_pre_2011/electrical/hormonesrev6.shtml. Acesso em novembro de 2020.
  2. Farage M et al. Physiological Changes associated with the menstrual cycle. Obstetrical And Gynaelogical Survey, 2009; 64(1) 58-72.
  3. Henseler T, Christophers E. Psoriasis of early and late onset: characterization of two types of psoriasis vulgaris. J Am Acad Dermatol. 1985;13(3):450-6.
  4. Ceovic R, Mance M, Bukvic Mokos Z, Svetec M, Kostovic K, Stulhofer Buzina D. Psoriasis: female skin changes in various hormonal stages throughout life–puberty, pregnancy, and menopause. Biomed Res Int. 2013; 2013:571912.
  5. Stevenson S, Thornton J. Effect of estrogens on skin aging and the potential role of SERMs. Clin Interv Aging. 2007;2(3):283-297. doi:10.2147/cia.s798
  6. Farage MA, Berardesca E, Maibach H. The possible relevance of sex hormones on irritant and allergic responses: their importance for skin testing. Contact Dermatitis. 2010; 62(2):67-74.

 

Fonte: Ask Alia. Is Your Skin Acting Hormonal? Disponível em https://www.ask-alia.com/your-skin-acting-hormonal. Acesso em janeiro de 2021.