tratamento-da-mielofibrose
Share

A mielofibrose é um tipo de câncer no sangue, uma doença crônica e rara. Por isso, o tratamento da mielofibrose exige um médico experiente no acompanhamento de neoplasias mieloproliferativas (como a mielofibrose) e habitualmente deve ser feito por hematologistas.1-3

Os tratamentos para mielofibrose têm como principais objetivos gerenciar os sintomas, diminuir o tamanho do baço, melhorar a contagem de células sanguíneas e reduzir os riscos de complicações da doença.1-2,4

Para escolher o melhor tratamento para cada paciente com mielofibrose, alguns médicos usam um sistema de pontuação prognóstica que depende da idade do indivíduo e dos sinais e sintomas que estão apresentando no momento do diagnóstico. Esses fatores ajudam os hematologistas a classificar as pessoas com mielofibrose em diferentes categorias de risco, variando de baixo a alto, com a finalidade de determinar a melhor opção individual de tratamento.2,5

Os fatores que são utilizados para a classificação dos pacientes em categorias de risco incluem5:

  • Idade acima de 65 anos;
  • Anemia;
  • Leucocitose (alta contagem de leucócitos);
  • Presença de blastos circulantes (células imaturas precursoras de glóbulos brancos);
  • Sintomas constitucionais, como perda de peso maior do que 10% no ano anterior, febre sem razão clara ou transpiração excessiva que persiste por mais de um mês.

A classificação é então realizada de acordo com a presença destes fatores5:

classificação de risco da mielofibrose

A situação médica de cada paciente é diferente e deve ser avaliada individualmente por um hematologista. É importante que os membros da equipe médica discutam todos os tratamentos disponíveis com os pacientes.5

O tratamento da mielofibrose é individualizado!

Tratamento da mielofibrose em pacientes assintomáticos (que não apresentam sintomas) ou com baixo risco

Em indivíduos assintomáticos, os médicos não recomendam nenhuma terapia até que os sintomas apareçam. No entanto, qualquer pessoa que tenha sido diagnosticada com mielofibrose precisa ser monitorada ao longo do tempo realizando exames e consultas médicas regulares para detectar a progressão da doença.1,4,6-7

Tratamento da mielofibrose em pacientes sintomáticos ou com risco intermediário e alto

Uma vez que a causa da mielofibrose é desconhecida, o tratamento é direcionado para cada paciente individualmente, de acordo com a sua classificação de risco. Portanto, não há um tratamento único que seja eficaz para todos os pacientes com mielofibrose. Cada paciente apresenta um conjunto único de sintomas e circunstâncias que exigem diferentes opções de tratamento.1,2,6

Entre os tratamentos para a mielofibrose disponíveis estão:

  • Transplante de células-tronco1-3,5-7
  • Quimioterapia1-7
  • Terapia alvo1-9
  • Terapia de radiação1-7
  • Esplenectomia1-7
  • Outros medicamentos5-7


Referências

1. Leukemia & Lymphoma Society. Treatment. Disponível em: https://www.lls.org/myeloproliferative-neoplasms/myelofibrosis/treatment Acesso em janeiro de 2017.
2. MPN Education Foundation. Primary MF- agnogenic myeloid metaplasia (AMM); idiopathic myelofibrosis (IMF); MF secondary to essential thrombocythemia (PTMMM) or polycythemia vera (PVMMM). Disponível em: http://www.mpninfo.org/mf Acesso em janeiro de 2017.
3. ABRALE – Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia. Sinais e sintomas – mielofibrose. Disponível em: http://www.abrale.org.br/mielofibrose/sinais-e-sintomas Acesso em janeiro de 2017.
4. NORD- National Organization for Rare Diseases. Primary Myelofibrosis. Disponível em: https://rarediseases.org/rare-diseases/primary-myelofibrosis/ Acesso em janeiro de 2017.
5. Leukemia & Lymphoma Society. Myelofibrosis fact. Disponível em: http://www.lls.org/sites/default/files/file_assets/FS14_Myelofibrosis_Fact%20Sheet_Final9.12.pdf Acesso em janeiro de 2017.
6. MPN Research Foundation. What are the available treatments for MF? Disponível em: http://www.mpnresearchfoundation.org/Primary-Myelofibrosis Acesso em janeiro de 2017.
7. Mayo Clinic. Treatment. Disponível em: http://www.mayoclinic.org/diseases-conditions/myelofibrosis/diagnosis-treatment/treatment/txc-20261500 Acesso em janeiro de 2017.
8. Leukemia. Novel myelofibrosis treatment strategies: potential partners for combination therapies. Disponível em: http://www.nature.com/leu/journal/v28/n11/pdf/leu2014176a.pdf Acesso em janeiro de 2017.
9. Blood Journal. How I treat myelofibrosis. Disponível em: http://www.bloodjournal.org/content/124/17/2635?sso-checked=true Acesso em janeiro de 2017.

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.