Vivendo com mastocitose sistêmica avançada: como ter qualidade de vida

Compartilhe:

Apesar de não ter cura, os tratamentos da MS avançada buscam reduzir os sintomas e proporcionar qualidade de vida aos pacientes.1 Mas é importante ter em mente que o esforço é conjunto, ou seja, o paciente é tão responsável pelo seu bem-estar quanto os profissionais que o acompanham.

Seguir o tratamento e as orientações médicas é extremamente importante para controlar os sintomas da mastocitose sistêmica avançada. Por exemplo, se o paciente manifesta reações alérgicas, é provável que o médico recomende um medicamento específico para contê-la e é de responsabilidade da pessoa carregá-lo consigo para os casos de emergência.2

Encontre um médico hematologista perto de você agora!

Conheça seus gatilhos

Outra forma de manter-se bem é evitar os gatilhos que desencadeiam os sintomas: o primeiro passo é descobrir quais são os seus e evitá-los.

Ter uma rede de apoio também pode ajudar muito na qualidade de vida de quem tem MS avançada, seja com uma equipe multidisciplinar de saúde, com a presença de nutricionista para ajudar com uma dieta livre de possíveis gatilhos e auxílio psicológico para ajudar com problemas emocionais que possam surgir. Fortalecer os laços próximos com pessoas queridas, sejam familiares e/ou amigos, também ajudará nesse processo.

Se tem dúvidas sobre atividades específicas, converse com seu médico para entender o que é possível e o que não é. Não faça nada que possa impactar seu tratamento sem orientação médica.

Conheça a Abrale (Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia)

A Abrale oferece serviços gratuitos para pacientes, como:

  • Atendimento nutricional
  • Orientação jurídica
  • Atendimento psicológico
  • Comitê de pacientes – trocas de experiências e ações para melhorar a qualidade de vida.

Acesse o site e saiba mais.

Conheça o Instituto Oncoguia

A ONG, que existe desde 2003, é responsável por trazer informações importantes para os pacientes oncológicos. Estudos, artigos, projetos, eventos, além de dicas para uma melhor qualidade de vida. Acesse www.oncoguia.org.br e conheça todo o trabalho do Oncoguia em prol do combate ao câncer.

Informação de caráter público

Para sugerir a inclusão de uma associação de pacientes ou centro de referência relacionado à leucemia mieloide aguda, por favor, entre em contato com o Serviço de Informação ao Cliente (SIC) da Novartis Oncologia, no telefone 0800 888 3003 opção 4 ou e-mail sic.onco@novartis.com.


Referências

1. Cancer.net. Mastocytosis: Treatment Options. Disponível em: https://www.cancer.net/cancer-types/mastocytosis/treatment-options. Acesso em dezembro de 2020.
2. Mayo Clinic. Systemic Mastocytosis – Diagnosis and treatment. Disponível em: https://www.mayoclinic.org/diseases-conditions/systemic-mastocytosis/diagnosis-treatment/drc-20450478. Acesso em dezembro de 2020.