Share

Os fatores de risco para o desenvolvimento da LMA são:1

    • Ter mais de 60 anos: O risco da doença aumenta com a idade, embora pessoas mais novas também possam desenvolver LMA.
    • Sexo masculino: Isso não exclui a possibilidade de mulheres desenvolverem LMA.
    • Distúrbios genéticos: A síndrome de Down, por exemplo, está associada a um maior risco de LMA.
    • Tratamento anterior de câncer: Pessoas que fizeram quimioterapia e/ou radioterapia podem ter risco mais alto para LMA.
    • Exposição a produtos químicos ou radiação: Pessoas expostas por um longo período a produtos químicos ou radiação em escala muito elevada têm grandes chances de desenvolverem LMA.
    • Fumantes: Cigarros são conhecidos por ter produtos cancerígenos na sua composição, aumentando as chances de LMA.
    • Mielofibrose, trombocitemia, mielodisplasia ou outras alterações do sangue: Essas doenças podem progredir para um quadro de LMA.

É importante ressaltar que não é porque você tem um fator de risco que desenvolverá LMA, e o contrário também é válido, ou seja, você pode não se enquadrar em nenhum item acima, e ainda assim receber o diagnóstico da doença.2 Por isso, é muito importante que você consulte um hematologista, que é o profissional médico especializado em investigar as alterações no sangue.

Encontre um médico hematologista perto de você agora!


Referências

1. Mayo Clinic. Acute myelogenous leukemia. Disponível em: https://www.mayoclinic.org/diseases-conditions/acute-myelogenous-leukemia/symptoms-causes/syc-20369109 Acesso em dezembro de 2020.
2. National Institute of Health (NIH) National Cancer Institute (NCI). Adult Acute Myeloid Leukemia Treatment (PDQ®). Disponível em: http://www.cancer.gov/types/leukemia/patient/adult-aml-treatment-pdq Acesso em dezembro de 2020.

Share