Qualidade de vida com leucemia mieloide aguda (LMA)

Compartilhe:

O impacto de uma doença como a leucemia mieloide aguda é grande para pacientes e para as pessoas que estão à sua volta. É uma jornada emocional complicada; os dias desde o diagnóstico, tratamento até a recuperação são intensos e carregados de sentimentos como dúvidas e angústia, mas também muita esperança.1

A notícia de uma doença como um câncer pode desencadear problemas psicológicos e emocionais, além dos sintomas físicos que a LMA já causa.2 Porém, neste momento, é importante entender que hoje existem profissionais preparados para atender os pacientes em todos os aspectos que precisam, dos físicos aos emocionais.

Você tem LMA?

Seja você, que está lendo este texto agora, recebeu um diagnóstico de LMA ou tem alguém querido com a doença, saiba que apoio e informação são essenciais no tratamento e recuperação. Os profissionais de saúde poderão dizer quais as opções de tratamento existentes e o ajudarão a escolher o mais indicado. Por isso, o relacionamento com a sua equipe de apoio é essencial para que você entenda como melhorar a sua qualidade de vida.

Conheça a Abrale (Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia)

Muitos pacientes e familiares também podem se beneficiar de associações e grupos de apoio, que além de informação oferecem serviços e a troca de experiências entre pessoas que já passaram pelo que você está vivendo agora.

A Abrale (Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia) oferece serviços gratuitos para pacientes, como:

  • Atendimento nutricional
  • Orientação jurídica
  • Atendimento psicológico
  • Comitê de pacientes – trocas de experiências e ações para melhorar a qualidade de vida.

Acesse o site e saiba mais.

Conheça o Instituto Oncoguia

A ONG, que existe desde 2003, é responsável por trazer informações importantes para os pacientes oncológicos. Estudos, artigos, projetos, eventos, além de dicas para uma melhor qualidade de vida. Acesse www.oncoguia.org.br e conheça todo o trabalho do Oncoguia em prol do combate ao câncer.

Informação de caráter público

Para sugerir a inclusão de uma associação de pacientes ou centro de referência relacionado à leucemia mieloide aguda, por favor, entre em contato com o Serviço de Informação ao Cliente (SIC) da Novartis Oncologia, no telefone 0800 888 3003 opção 4 ou e-mail sic.onco@novartis.com.


Referências

1. American Society of Clinical Oncology. Leukemia – Acute Myeloid – AML: Treatment Options. Disponível em: http://www.cancer.net/cancer-types/leukemiaacute-myeloid-aml/treatment-options Acesso em dezembro de 2020.
2. LeBlanc T W, Fish LJ, Bloom CT, et al. Patient Experiences of Acute Myeloid Leukemia (AML): A Qualitative Study about Diagnosis, Illness Understanding, and Treatment Decision-Making. Blood. 2015. 126:2119.