Share

Qual médico procurar ao manifestar sintomas como cansaço, febre e perda de apetite? Dificilmente pacientes que apresentem esses sintomas de LMA, que são comuns a outras doenças, irão direto ao especialista em doenças do sangue, o hematologista. Caso procure um médico de outra especialidade, é provável que, após a realização de alguns exames de sangue solicitados, , caso seja identificado algum problema, o paciente seja encaminhado com urgência ao hematologista para prosseguir com os cuidados necessários.1

De origem grega, a palavra hematologia significa
“estudo do sangue”.2

A hematologia é a especialidade médica responsável por investigar, diagnosticar e tratar condições sanguíneas.

Uma equipe para combater a LMA

A leucemia mieloide aguda, assim como todos os outros tipos de câncer, demanda uma equipe multidisciplinar no acompanhamento do tratamento. Além do hematologista e do oncologista, especialista no tratamento de câncer, trabalharão no tratamento e no atendimento ao paciente uma equipe de apoio que pode incluir:3

    • Enfermeira especialista em câncer
    • Radiologista (especialista em avaliação de exames de imagem)
    • Farmacêutico
    • Psicólogo
    • Nutricionistas

Encontre um médico hematologista perto de você agora!

Confie nas pessoas responsáveis pelo seu tratamento e siga as recomendações corretamente. O apoio de amigos e familiares também é muito importante neste momento: use todos os recursos que estiverem a sua disposição.


Referências

1. American Cancer Society. Treating Acute Myeloid Leukemia (AML)? Disponível em: http://www.cancer.org/cancer/acute-myeloid-leukemia/treating.html Acesso em dezembro de 2020.
2. News-Medical.Net. What is hematology? Disponível em: https://www.news-medical.net/health/What-is-Hematology.aspx Acesso em dezembro de 2020.
3. NHS. Treatmet – Acute myeloid leukaemia. Disponível em: http://www.nhs.uk/conditions/acute-myeloid-leukaemia/treatment/ Acesso em dezembro de 2020.

Share