o-que-acontece-no-infarto
Share

Se você ou alguém da sua família infartou e você quer saber mais sobre como cuidar da saúde do coração daqui para frente, esse site é para você!

No infarto, temos um bloqueio de artérias coronárias, que causa um prejuízo na irrigação do músculo cardíaco. Isso pode causar um dano na força de contração do coração, podendo levar até ao surgimento da insuficiência cardíaca. Só que nosso coração precisa de oxigênio para fazer seu trabalho de bombear o sangue pelo corpo. Por isso quando alguém infarta é preciso reestabelecer o mais rápido possível esse suprimento para evitar um dano permanente no coração.1 Hoje, felizmente, cada vez mais pessoas sobrevivem de um infarto, mas é preciso ficar atento aos danos causados no coração e complicações que exigirão cuidados para o resto da vida, especialmente para quem quer viver bem e aproveitar por muito tempo.2

Entre as consequências comuns do infarto está a insuficiência cardíaca (IC).2 Se você ou alguém que você ama infartou, conheça os sintomas da insuficiência cardíaca e converse com o médico!

Quiz de Insuficiência Cardíaca

O que você precisa saber sobre a insuficiência cardíaca?

  • O infarto é uma das principais causas de insuficiência cardíaca: a insuficiência cardíaca ocorre principalmente quando uma doença prévia danifica o coração e ele perde a capacidade de bombear o sangue pelo corpo de forma suficiente para suprir as necessidades de oxigênio. O infarto é uma das principais causas da IC, junto com hipertensão e diabetes.1-3
  • Apesar de pouco conhecida, a insuficiência cardíaca é grave. Para se ter uma ideia, a IC é a principal causa de internação em pessoas acima de 65 anos nos Estados Unidos.4 A IC pode provocar mortes numa proporção parecida com a de cânceres avançados, como o de intestino e o de mama.5 Dá para ver que é sério, né?
  • Já é possível viver bem e por mais tempo com IC. A boa notícia é que hoje já existem tratamentos inovadores que permitem que os pacientes vivam por mais tempo e com mais qualidade, evitando internações e outras complicações.6 Por isso é tão importante reconhecer os sintomas da IC e procurar um médico assim que você notar um sinal.7
  • E se você já foi diagnosticado… Precisa falar com seu médico sempre que notar um novo sintoma da IC ou a piora de um sintoma antigo, para reavaliar os cuidados que está recebendo.7 Hoje, com novas opções terapêuticas, você pode buscar o melhor para viver bem e por mais tempo, diminuindo as hospitalizações e visitas à UTI, por exemplo.6 E lembre-se que o tratamento inclui exercícios e redução no consumo de água e sal, conforme as recomendações do seu médico!6

Entre os sinais e sintomas da insuficiência cardíaca estão:6-7

  • falta de ar (dispneia)
  • inchaço nos pés, pernas e abdômen (edema)
  • falta de energia, cansaço
  • dificuldade para dormir à noite porque fica difícil respirar
  • perda de apetite, que pode ser acompanhada de náuseas
  • ganho de peso, inchaço no corpo
  • tosse
  • necessidade maior de urinar à noite
  • confusão mental e tontura

Se você quer ajuda para reconhecer e monitorar seus sintomas semanalmente, conheça o check-list da insuficiência cardíaca!


Referências

1. National Heart, Lung and Blood Institute. What Is a Heart Attack?. Disponível em: https://www.nhlbi.nih.gov/health/health-topics/topics/heartattack Acessado em 31/10/2017.
2. WebMD. After Heart Attack, New Threat: Heart Failure. Disponível em: https://www.webmd.com/heart-disease/news/20160524/after-heart-attack-new-threat-heart-failure Acessado em 31/10/2017.
3. Heart Failure Matters. What is heart failure? Disponível em: http://www.heartfailurematters.org/en_GB/Understanding-heart-failure/What-is-heart-failure Acessado em 31/10/2017.
4. Bocchi EA. Heart Failure in South America. Curr Cardiol Rev. 2013 May;9(2):147-56.
5. Stewart S, MacIntyre K, Hole DJ, et al. More ‘malignant’ than cancer? Five-year survival following a first admission for heart failure. Eur J Heart Fail. 2001 Jun;3(3):315-22.
6. Ponikowski P, Voors AA, Anker SD, et al. 2016 ESC Guidelines for the diagnosis and treatment of acute and chronic heart failure. Eur J Heart Fail. 2016 Aug;18(8):891-975.
7. American Heart Association. Self-check plan for HF management. Disponível em: http://www.heart.org/idc/groups/heart-public/@wcm/@hcm/documents/downloadable/ucm_477328.pdf Acessado em 31/10/2017.

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *