insuficiencia-cardiaca-e-cuidado-com-ingestao-de-liquidos

Doença que tem como principal característica a incapacidade do coração de bombear sangue de forma suficiente para suprir as necessidades de nutrientes e oxigênio dos tecidos e outros órgãos do corpo,1 a insuficiência cardíaca tem como destaque um sintoma: a retenção de líquidos.2 Por conta disso, muitas vezes, é recomendado que a pessoa consuma menos líquidos. Sabemos que essa tarefa pode parecer um pouco árdua, mas estamos aqui para te ajudar nessa empreitada.

Confira abaixo algumas dicas do Departamento de Insuficiência Cardíaca (DEIC) da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC):3,4

  1. Utilize copos com medida;
  2. Mantenha um controle dos líquidos consumidos durante o dia, como água, sucos, sopas, chás, entre outros;
  3. Tenha sempre em mente a quantidade de água necessária para tomar os medicamentos todos os dias;
  4. Evite ingerir líquidos sem valor nutricional ou prejudiciais à saúde, como refrigerantes;
  5. Prefira comer as frutas ao invés de beber os sucos;
  6. Escolha as refeições sólidas em vez das sopas;
  7. Se estiver sentindo calor, uma ótima dica é chupar pedras de gelo devagar ou tomar pequenas quantidades de água aromatizada com folhas de hortelã, por exemplo;
  8. Fique de olho no seu peso diariamente. Faça isso ao acordar e sem roupa. Mudanças significativas no peso (ex.: 1,5 kg) podem ser sinal de retenção de líquido. Se isso acontecer, converse com seu cardiologista!

 

Apesar de ainda desconhecida, a insuficiência cardíaca vem ganhando espaço na imprensa!
Sabia que 6 a cada 10 brasileiros não sabem o que é insuficiência cardíaca (IC)? Pois é, 62% da população não conhece a doença e, consequentemente, suas causas, sinais e sintomas ou até mesmo como tratá-la.*
A boa notícia é que a imprensa tem dedicado cada vez mais espaço para ajudar a esclarecer essas pessoas! Confira matérias recentes sobre a insuficiência cardíaca:

*Fonte: Ipsos Healthcare.


Referências

1. Heart Failure Matters. What is heart failure? Disponível em: http://www.heartfailurematters.org/en_GB/Understanding-heartfailure/What-is-heart-failure (Acessado em 06/07/2017).
2. Heart Failure Matters. Symptoms of heart failure. Disponível em: http://www.heartfailurematters.org/en_GB/Understanding-heartfailure/Symptoms-of-heart-failure (Acessado em 06/07/2017).
3. Heart Failure Matters. Adjusting your diet: fluids. Disponível em: http://www.heartfailurematters.org/en_GB/What-can-you-do/Adjustingyour-diet-Fluids (Acessado em 06/07/2017).
4. Departamento de Insuficiência Cardíaca. Prevenindo a doença. Disponível em: http://departamentos.cardiol.br/sbcdeic/publico/prevenindo/restricao.asp (Acessado em 06/07/2017).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *