Sabia que a música pode contribuir com a sua saúde?

musica-ajuda-sua-saude Compartilhe:

Seja no carro, no trabalho ou em casa, ela está lá para nos alegrar, para curar aquela dor de amor ou simplesmente para relaxar.

Estamos falando da música. Muitos acordes e letras fazem parte da vida das pessoas e não só para trazer à tona sentimentos, mas também para ajudar na saúde.

Isso mesmo! Uma pesquisa realizada pela Escola de Medicina da Universidade de Maryland, nos Estados Unidos, estudou 10 mil voluntários: fumantes e sem nenhuma doença. Ao longo do trabalho, os pesquisadores pediram para que as pessoas indicassem músicas que trouxessem boas sensações e outras que aumentassem a ansiedade.

O resultado

Foi constatado que, após ouvirem uma canção alegre, os vasos sanguíneos dos braços dos voluntários se dilataram em 26%, enquanto as músicas que levavam aos sentimentos de tristeza e ansiedade, diminuíram em 6% o fluxo sanguíneo.

Isso acontece, porque, ao escutarmos uma melodia, nosso ouvido transforma os sons em estímulos elétricos que vão até o cérebro, o que contribui para o aumento da produção de endorfina, hormônio responsável pela sensação de bem estar, reduzindo a pressão arterial e os batimentos cardíacos. Ou seja, hipertensos e pessoas com alguns problemas no coração, podem se beneficiar da música como uma terapia alternativa juntamente ao tratamento médico.

Aproveite esta dica e confira a nossa playlist com músicas que vão alegrar o seu coração!



Fonte: Harvard Medical School. Music as Medicine: The impact of healing harmonies. Disponível em: https://hms.harvard.edu/sites/default/files/assets/Sites/Longwood_Seminars/Longwood%20Seminar%20Music%20Reading%20Pack.pdf. Acesso em: janeiro de 2020.