Novela “Pega Pega” da Globo fala da insuficiência cardíaca com Sabine, personagem de Irene Ravache

19.10.2017

Novela “Pega Pega” da Globo fala da insuficiência cardíaca com Sabine, personagem de Irene Ravache

Goste você de novela ou não, elas sempre dão o que falar. Desta vez quem está chamando atenção na trama “Pega Pega”, da TV Globo, é a personagem da Irene Ravache, a vilã Sabine, que está sofrendo com os sintomas da insuficiência cardíaca, causada por sua doença de Chagas. Ela teve até que ser internada depois de comer uma rabada muito carregada no tempero.1,2 Será que faz sentido?

Quiz de Insuficiência Cardíaca

A insuficiência cardíaca é uma doença na qual os músculos do coração são danificados (em geral por alguma outra doença), e não conseguem mais bombear o sangue pelo corpo, com os nutrientes e oxigênio que precisamos.3 A doença é crônica, ou seja, não tem cura e requer tratamento para a vida toda!4

No caso da novela “Pega Pega”, a insuficiência cardíaca da Sabine é resultado da doença de Chagas.2 E isso faz bastante sentido sim, já que no Brasil a doença de Chagas é uma das principais causas da IC, junto com o infarto e hipertensão. Todas essas doenças, assim como a doença de Chagas, podem danificar o coração, principalmente se não controladas adequadamente ao longo dos anos.3,5 Por isso, pessoas com essas condições precisam conhecer os sintomas da IC e ser avaliadas periodicamente para o diagnóstico da doença.6

Quando a Sabine foi internada, ocorreu na verdade o que os médicos chamam de um episódio de “descompensação” ou “agudização” da insuficiência cardíaca. Isso significa que os sintomas dela ficaram tão graves, que ela precisou de atendimento médico emergencial. E esses casos podem sim ser consequência de uma alimentação exagerada no sal, ou excesso de ingestão de líquidos. Ou seja, reduzir o sal e cuidar da alimentação é fundamental para quem tem IC e quer viver bem.Mas não é “só” isso.6-8

Apesar do quadro grave da paciente na novela, e de a insuficiência cardíaca ser mesmo uma condição muito séria (responsável por metade de todas as internações na América Latina9 e a principal causa de internação de pessoas acima de 65 anos nos EUA10), os cuidados com a IC melhoraram muito nos últimos anos. Hoje já existem no Brasil terapias inovadoras para a insuficiência cardíaca, incluindo opções que possibilitam a redução das hospitalizações recorrentes e até da mortalidade, trazendo bem-estar e a esperança de uma vida mais longa para os pacientes!11

Faça sua parte para viver bem com a insuficiência cardíaca!

Além de cuidar da sua alimentação e da ingestão de líquidos, conforme as recomendações do seu médico, você precisa conversar com ele sempre que notar a piora em um sintoma já existente ou um novo sintoma.6-8 Assim ele saberá que algo não vai bem e poderá reavaliar os cuidados e o tratamento que você está recebendo. Como falamos ali em cima, hoje já existem opções terapêuticas que te permitem viver bem e por mais tempo, com menos internações.11 Vale a pena ter um diálogo aberto com o médico né?

Para te ajudar no monitoramento da doença, criamos o check-list dos sintomas da insuficiência cardíaca. Nossa recomendação é que ele seja usado toda semana, mas atenção: essa ferramenta não substitui suas consultas e nem as recomendações médicas!

E vamos continuar acompanhando a saúde da Sabine na novela “Pega Pega”!


Referências

1. Pure People. ‘Pega Pega’: Madalena se vinga de Sabine com rabada apimentada e ela passa mal. Disponível em: http://www.purepeople.com.br/noticia/novela-pega-pega-sabine-e-hospitalizada-apos-comer-rabada-feita-por-madalena_a196292/1 Acesso em outubro de 2017.
2. Pure People. Novela ‘Pega Pega’: Dom descobre que Sabine tem doença grave. Disponível em: http://www.purepeople.com.br/noticia/novela-pega-pega-adriano-avisa-a-dom-que-sabine-esta-com-doenca-grave_a192852/1 Acesso em outubro de 2017.
3. National Heart, Lung and Blood Institute. What is heart failure? Disponível em: https://www.nhlbi.nih.gov/health/health-topics/topics/hf Acesso em outubro de 2017.
4. Heart Foundation. Chronic heart failure – the facts. Disponível em: https://www.heartfoundation.org.au/your-heart/heart-conditions/chronic-heart-failure-the-facts Acesso em outubro de 2017.
5. Ciapponi A, Alcaraz A, Calderón M, et al. Burden of Heart Failure in Latin America: A Systematic Review and Meta- analysis. Rev Esp Cardiol (Engl Ed). 2016 Nov;69(11):1051-1060.
6. Bocchi EA, Braga FG, Ferreira SM, et al. III Brazilian Guidelines on Chronic Heart Failure. Arq Bras Cardiol. 2009;93(1 Suppl 1):3-70.
7. Departamento de Insuficiência Cardíaca. Prevenindo a doença. Disponível em: http://departamentos.cardiol.br/sbc-deic/publico/prevenindo/restricao.asp Acesso em outubro de 2017.
8. University Hospitals Health System. Living with heart failure. Disponível em: https://www.heart.org/idc/groups/heart-public/@wcm/@hcm/@gwtg/documents/downloadable/ucm_309068.pdf Acesso em outubro de 2017.
9. Albuquerque DC, Neto JD, Bacal F, et al. I Brazilian Registry of Heart Failure – Clinical Aspects, Care Quality and Hospitalization Outcomes. Arq Bras Cardiol. 2015 Jun; 104(6): 433-42.
10. Stewart et al. More ‘malignant’ than cancer? Five-year survival following a first admission for heart failure Eur J Heart Fail. 2001;3:31532211.
11. Ponikowski P, Voors AA, Anker SD, et al. 2016 ESC Guidelines for the diagnosis and treatment of acute and chronic heart failure: The Task Force for the diagnosis and treatment of acute and chronic heart failure of the European Society of Cardiology (ESC) Developed with the special contribution of the Heart Failure Association (HFA) of the ESC. Eur Heart J. 2016 Jul14; 37(27):2129-200.

O que é insuficiência cardíaca (IC)

Últimas Notícias

Ver Mais
Ver Mais

Conteúdo

Relacionados|Mais lidos

Saiu na Mídia

Conteúdos Relacionados