reconheca-os-sintomas-da-insuficiencia-cardiaca
Share

Pés inchados que já não cabem nos sapatos, cansaço excessivo que te impede de fazer tarefas simples do dia a dia (como levar o cachorro para passear ou subir escadas), falta de ar e dificuldade para dormir à noite na cama… Para muita gente esses podem parecer apenas sinais naturais do envelhecimento, mas a verdade é que nem sempre é assim: esses podem ser sintomas da insuficiência cardíaca.1-3


A insuficiência cardíaca ocorre quando o músculo do coração é danificado – geralmente como consequência de outras doenças, como infarto, diabetes ou hipertensão – e ele já não consegue mais bombear o sangue pelo corpo como deveria.4,5 Com a atividade cardíaca prejudicada, faltam nutrientes e oxigênio no organismo, levando aos sintomas listados acima.4

Para conscientizar sobre a insuficiência cardíaca e ajudar as pessoas a reconhecerem e a entenderem a gravidade que esses sintomas podem ter, o vídeo acima traz a história de uma neta e sua avó, que passaram por um período de limitações, mas que encontraram um caminho para viver bem e curtir a vida juntas, com a ajuda de um cardiologista!

A insuficiência cardíaca é uma doença que pode (e deve!) ser tratada, permitindo que os pacientes retomem o controle de suas vidas e fiquem de bem com o seu coração. O tratamento da doença vai além do uso de medicamentos, e envolve mudanças no estilo de vida.6

Se você já foi diagnosticado com insuficiência cardíaca…

Se você ou algum familiar já têm o diagnosticado da insuficiência cardíaca (IC), é possível que vocês já conheçam bem os sinais e sintomas da doença. Para ajudá-los no dia a dia, disponibilizamos um guia super fácil para monitorar a doença e saber se o tratamento está funcionando como deveria, se os sintomas estão devidamente controlados e quais devem ser os próximos passos para controlar a insuficiência cardíaca.

Para ter acesso ao check-list da insuficiência cardíaca é só clicar!


Referências

1. Heart Failure Matters. Symptoms of heart failure. Disponível em: http://www.heartfailurematters.org/en_GB/Understanding-heart-failure/Symptoms-of-heart-failure Acessado em 06/07/2017.
2. Medline Plus. Heart failure- overview. Disponível em: https://medlineplus.gov/ency/article/000158.htm Acessado em 06/07/2017.
3. Departamento de Insuficiência Cardíaca. Entenda a doença. Disponível em: http://departamentos.cardiol.br/sbc-deic/publico/entenda.asp Acessado em 06/07/2017.
4. Ponikowski O, Voors AA, Anker SD, et al. 2016 ESC Guideline for the diagnosis and treatment of acute and chronic heart failure. Eur J Heart Fail. 2016 May 20.
5. National Heart, Lung and Blood Institute. What causes heart failure? Disponível em: https://www.nhlbi.nih.gov/health/health-topics/topics/hf/causes#OtherHeartConditions Acessado em 06/07/2017.
6. Heart Failure Matters. What can your doctor or nurse do? Disponível em: http://www.heartfailurematters.org/en_GB/What-can-your-doctor-do/What-can-your-doctor-do Acessado em 13/03/2018.

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *