como-ter-uma-boa-noite-de-sono-com-insuficiencia-cardiaca
Share

Muitos dos conselhos dados às pessoas com insuficiência cardíaca reforçam os benefícios de uma boa noite de sono.1,2 O problema é conseguir dormir bem quando se tem um problema cardíaco… E a falta de descanso acumulada tem seu preço.

Noite após noite de sono perturbado pode trazer sensações como:3

  • falta de ânimo
  • dificuldade de concentração
  • irritabilidade

 

As noites sem dormir também podem trazer efeitos de longo prazo em diferentes aspectos de nossas vidas, como interferir em nossa capacidade de trabalhar, abalar nosso sistema imunológico e nos tornar mais vulneráveis à depressão, por exemplo.3

Mas por que a insuficiência cardíaca atrapalha uma boa noite de sono e o que pode ser feito para alcançar o descanso que precisamos?

Parte da resposta tem relação com os efeitos da insuficiência cardíaca no organismo. Porque quando o coração não bombeia o sangue de forma eficiente, líquidos podem se acumular no corpo, em especial nos pulmões. Então, quando você se deita para dormir, esses líquidos extravasam para o pulmão e outras regiões do corpo, causando o que os médicos chamam de congestão.1,4,5 Isso pode dificultar a respiração e fazer com que você acorde.5

Se isso estiver acontecendo com você, informe seu médico. Se sua cama for ajustável, tente levantar um pouco a cabeceira da cama ou usar travesseiros empilhados para levantar sua cabeça.1,5,8 Isso poderá aliviar sua respiração.5

Se você está acordando toda hora por conta da falta de ar, ou sente que sempre precisa de mais e mais travesseiros para respirar, você também precisa contar para seu médico, pois esse pode ser um sinal de que a sua insuficiência cardíaca está se agravando, e que uma reavaliação do seu tratamento atual pode ser necessária.1 Hoje já existe no Brasil diferentes opções de tratamento para a insuficiência cardíaca, incluindo opções que possibilitam a redução da mortalidade e das hospitalizações recorrentes, entre outras complicações, trazendo mais qualidade de vida para quem convive com a IC.2,4

Da mesma forma, se seu parceiro ou cuidador te disser que você está roncando alto, que sua respiração está barulhenta, ou que sua respiração é ofegante e às vezes é até interrompida, converse com seu médico sobre a apneia do sono, uma condição muitas vezes associada à insuficiência cardíaca.6 Receber orientações sobre como cuidar deste tipo de perturbação da respiração pode melhorar a sua qualidade de vida!

Pode haver também outras razões muito práticas pelas quais seu sono é perturbado. Por exemplo, tomar medicamentos como diuréticos perto da hora de dormir pode aumentar a necessidade de ir ao banheiro durante a noite.7,8 Neste caso, o jeito mais fácil de evitar isso é simplesmente tomar esses medicamentos de manhã4,8 – mas lembre-se que é importante falar com seu médico antes de fazer qualquer alteração nos horários de suas medicações!

Mais dicas práticas para dormir melhor com insuficiência cardíaca

Outras duas razões bem conhecidas que atrapalham uma boa noite de sono (para quem tem ou não insuficiência cardíaca) são ir para a cama sem se sentir ‘pronto para dormir’, ou muito cheio depois de uma refeição. Para esses casos, três dicas são:8

1. Converse com seu médico e, se você puder, faça exercícios durante o dia.

2. Converse com seu médico e, se você precisa cochilar durante o dia, faça isso logo depois do almoço.

3. Faça sua refeição da noite pelo menos duas horas antes de ir para cama.


 

Você não deve aceitar um sono ruim como parte da convivência com uma doença do coração. Explique para seu médico o que está acontecendo e trabalhe com ele para encontrar uma solução!

Para ajudá-lo a gerenciar melhor os sinais e sintomas de insuficiência cardíaca é importante conhecê-los bem! Se você sentir algum novo sintoma ou piora naqueles que já tem, informe sempre seu médico.


Referências

1. Heart Failure Matters. Warning Signs. Shortness of Breath. Disponível em: http://www.heartfailurematters.org/en_GB/Warning-signs/Shortness-of-breath Acesso em 31/05/2017.
2. Bozkurt, B. & Mann, D.L. Cardiology patient page. Shortness of breath. Circulation. 2003 Jul 15;108(2):e11-3.
3. NHS choices. Why lack of sleep is bad for your health. Disponível em: http://www.nhs.uk/Livewell/tiredness-and-fatigue/Pages/lack-of-sleep-health-risks.aspx Acesso em 31/05/2017.
4. Royal Berkshire NHS Foundation Trust. Department of Cardiology. Heart failure – information for patients. Disponível em: http://www.royalberkshire.nhs.uk/Downloads/GPs/GP%20protocols%20and%20guidelines/Cardiology/Heart_Failure.pdf Acesso em 31/05/2017.
5. Heart Failure Matters. Warning Signs. Awakening short of breath/ needing more pillows. Disponível em: http://www.heartfailurematters.org/en_GB/Warning-signs/Awakening-short-of-breath-needing-more-pillows Acesso em 31/05/2017.
6. U.S. National Library of Medicine – MedLine Plus. Pulmonary Edema. Disponível em: https://medlineplus.gov/ency/article/000140.htm Acesso em 31/05/2017.
7. Ponikowski P, Voors AA, Anker SD, et al. 2016 ESC Guidelines for the diagnosis and treatment of acute and chronic heart failure. Eur J Heart Fail. 2016 Aug;18(8):891-975.
8. Keep it pumping. Getting a good night’s sleep with heart failure. Disponível em: https://www.keepitpumping.com/life-with-heart-failure/getting-a-good-night-s-sleep/ Acesso em 31/05/2017.

Fonte: Keep it Pumping. Disponível em https://www.keepitpumping.com/life-with-heart-failure/getting-a-good-night-s-sleep/. Acesso em abril de 2017.

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *