A história de André e François: quando a insuficiência cardíaca muda mais de uma vida

15.06.2017

A história de André e François: quando a insuficiência cardíaca muda mais de uma vida

François, ex-terapeuta respiratório especializado em cirurgia, estava trabalhando quando começou a sentir uma dor nas costas. François estava tendo um enfarte. Ele sobreviveu e depois foi diagnosticado com insuficiência cardíaca (IC).

 

Quando seu parceiro André recebeu o telefonema informando que François havia tido um enfarte, seu coração ficou em pedaços. Ele se sentiu sem forças para fazer qualquer coisa. Seguir a diante tornou-se difícil, mas ele decidiu aceitar as imposições da vida.

 

Os impactos da insuficiência cardíaca no dia a dia

Quando fala sobre como o diagnóstico da insuficiência cardíaca afetou sua vida, François conta que tem bastante dificuldade em fazer qualquer esforço físico. “Assim que tento fazer algum esforço físico, como me abaixar para limpar as ervas-daninhas no quintal, não consigo ficar abaixado por mais de 10 minutos sem me encharcar de suor e ficar sem fôlego. Eu não era assim antes. Eu tive que mudar meu jeito de ser”, revela Fraçois.

 

André diz que às vezes ele acaba protegendo François demais. “Estamos sempre com medo de perder aqueles que amamos”. Mas ele sabe que pode fazer François se sentir sufocado, então André tenta se segurar. “Nós lidamos com as coisas como elas são, e tentamos sempre olhar para o futuro, nunca para o passado. Temos que aprender a lidar com isso”.

 

Olhando para o futuro: qualidade de vida com insuficiência cardíaca

A insuficiência cardíaca é um desafio em quase todos os aspectos da vida de André e François. “Passamos por muitos altos e baixos, mas nós sempre mantemos nosso foco no futuro. É mais fácil lidar com a insuficiência cardíaca agora, que eu tenho uma melhor compreensão da doença. No geral e apesar de tudo, eu acho que a vida é boa para nós neste momento.”

 

O conselho de François para quem vive com insuficiência cardíaca é viver a vida ao máximo, uma hora de cada vez. Todas as noites antes de ir dormir, François e André dizem um ao outro: “bem, boa noite, e veremos o que a vida nós trará amanhã!”.

 


Fonte: Keep It Pumping. André and François. Disponível em https://www.keepitpumping.com/life-with-heart-failure/andre-and-francois-story/. Último acesso em março de 2017.

Continue a Pulsar

Últimas Notícias

Conteúdo

Relacionados|Mais lidos

Saiu na Mídia

Conteúdos Relacionados