O glaucoma é hoje a maior causa de cegueira irreversível no mundo todo –ou seja, é melhor prevenir, mesmo!1 Ainda assim, cerca de 80% dos brasileiros com glaucoma sequer foram diagnosticados, e muito menos estão em tratamento como deveriam.2

A principal razão é a falta da manifestação de sintomas nos estágios iniciais da doença. Isso significa que o glaucoma vai se agravando sem que a maioria das pessoas se dê conta de que há algo errado com a visão, e procure um oftalmologista. É por isso que a doença é chamada de “ladrão silencioso da visão”.3,4

Então, a melhor forma de prevenir o glaucoma ou barrar sua progressão, é visitar o oftalmologista regularmente e, se diagnosticado, seguir o tratamento à risca.5
Por incrível que pareça, metade dos pacientes abandonam o tratamento em apenas 6 meses, e isso aumenta muito os casos de cegueira relacionada ao glaucoma.6
Por isso, visite o oftalmologista com frequência e faça os exames para manter a saúde da sua visão sempre em dia!

Saiba se você tem risco de desenvolver o glaucoma! Faça nosso quiz.

Você conhece os riscos do glaucoma?

O glaucoma pode levar à cegueira irreversível. Por isso,
é importante estar sempre bem informado!

Referências

Questionário adaptado da cartilha “A prevenção do glaucoma”, da Sociedade Brasileira de Glaucoma.

1. Saúde. Conheça o glaucoma e saiba quais são os sintomas da doença. Disponível em https://saude.abril.com.br/bem-estar/conheca-o-glaucoma-e-saiba-quais-sao-os-sintomas-da-doenca/. Acesso em junho de 2018.
2. Clínica Canto Oftalmologia. Cerca de 80% dos portadores de glaucoma não sabem que têm a doença. Disponível em http://clinicacanto.com.br/blog/cerca-de-80-dos-portadores-de-glaucoma-nao-sabem-que-tem-a-doenca.html. Acesso em junho de 2018.
3. National Eye Institute. Glaucoma: The ‘silent thief’ begins to tell its secrets. Disponível em: https://nei.nih.gov/news/pressreleases/012114 Acesso em novembro de 2016.
4. Glaucoma Research Foundation. Glaucoma facts and stats. Disponível em: http://www.glaucoma.org/glaucoma/glaucoma-facts-and-stats.php. Acesso em novembro de 2016.
5. Glaucoma Research Foundation. What can I do to prevent glaucoma? Disponível em: http://www.glaucoma.org/gleams/what-can-i-do-to-prevent-glaucoma.php. Acesso em novembro de 2016.
6. Nordstrom BL, Friedman DS, Mozaffari E, Quigley HA, Walker AM. Persistence and Adherence With Topical Glaucoma Therapy. American Journal of Ophthalmology. Volume 140, Issue 4, October 2005, Pages 598.e1-598.e11.
7. UOL Notícias. Olho foi feito para durar 40 anos": glaucoma atinge 900 mil no Brasil. Disponível em https://noticias.uol.com.br/saude/ultimas-noticias/redacao/2017/05/26/olho-foi-feito-para-durar-40-anos-glaucoma-atinge-2-milhoes-no-brasil. Acesso em maio de 2018.

X
X

Não vá embora!
Você conhece os riscos do glaucoma?

Faça o Quiz ir para a matéria