O impacto financeiro de viver com uma condição crônica

impacto-financeiro-da-esclerose-multipla Compartilhe:

Escrito por Birgit Bauer

Ao receber um diagnóstico como o de esclerose múltipla (EM), você rapidamente percebe que muitos aspectos de sua vida estão prestes a mudar drasticamente. Algumas mudanças podem ser lentas, mas infelizmente as mudanças financeiras são quase que imediatas.

As perguntas começam a surgir em sua mente, provavelmente as mais angustiantes são: “Poderei continuar trabalhando?“; “Sem renda fixa, como vou pagar meus tratamentos e medicamentos?”. Sabemos bem que estar doente não afeta “apenas” nosso bem-estar físico e mental, mas também nossa estabilidade financeira. Hoje vou contar sobre algumas das áreas que foram mais impactadas para mim e outras pessoas que vivem com EM.

Home office

Muitas pessoas, devido à dor ou fadiga, são forçadas a reduzir a quantidade de horas trabalhadas por semana, afetando seus salários mensais. Se você recebeu o diagnóstico recentemente ou se sua doença está começando a ter um impacto crítico em sua vida profissional, veja se há a possibilidade de trabalho remoto ou horas de trabalho reduzidas. Não tenha medo de procurar aconselhamento com a equipe de recursos humanos também.

Tarefas domésticas

Ninguém realmente gosta das tarefas domésticas. Limpar banheiro, dobrar roupa e esfregar o chão me entediam só de estar escrevendo sobre isso. Mas muitas pessoas não entendem o luxo que é poder realizar todas essas tarefas sem pensar duas vezes.

Quem tem esclerose múltipla pode não conseguir lavar nem um cesto de roupa, especialmente se a máquina de lavar estiver no porão. Pode ser difícil se ajoelhar para limpar a banheira ou limpar uma mancha no chão da cozinha. Manter a casa arrumada exige muito tempo e esforço físico, o que uma pessoa com esclerose múltipla pode não ser capaz de lidar. Eu ouço histórias de pessoas com esclerose múltipla se esforçando demais em casa e se machucando ainda mais no processo.

Às vezes, pode ser necessário que as pessoas com EM tenham ajuda em casa. E se você acredita que pode se beneficiar com ajuda doméstica, definitivamente, você deve explorar essa opção! Todo mundo merece um espaço limpo, seguro e confortável para se viver. Quem vive com esclerose múltipla não deve sofrer mais por conta da doença.

Outros tratamentos, vitaminas e necessidades de saúde

Manter um estilo de vida equilibrado pode ajudar a aliviar o peso da esclerose múltipla. Frequentemente as pessoas que sofrem de esclerose múltipla necessitam de terapias adicionais, como osteopatia, ou técnicas relaxantes que ajudem com as articulações e músculos. Ser capaz de se engajar e, mais importante, pagar por essas terapias é um luxo que nem todos os pacientes com EM têm.

Essas terapias podem melhorar muito nossa qualidade de vida, à medida que combatemos a doença. Alguns de nós também podem precisar de vitaminas para ajudar a nos manter o mais saudáveis possível. Para suprir todas essas necessidades extras, acredito que um bom orçamento é extremamente importante.

Acessibilidade para EM

Serviços adicionais, como rampas e corrimões ou barras, podem se tornar acessórios necessários em sua casa com o avanço da EM. Embora esses auxiliares custem dinheiro, eles são essenciais para sua segurança e bem-estar.

Planejando o orçamento

Essa lista poderia continuar por muitas páginas. Minha experiência pessoal: sempre acho que meu custo mensal será maior do que o orçamento que planejei. Esta matéria não está sugerindo que você precise planejar um orçamento rigoroso e segui-lo até o último centavo todo mês. É apenas para ajudar você a começar a pensar em um planejamento financeiro e o que é melhor para o seu futuro. Conheço o estresse que acompanha o diagnóstico da esclerose múltipla e estou ainda mais familiarizada com o estresse que vem com o planejamento de suas finanças.

Se você estiver com dificuldades financeiras, procure apoio e orientação sobre como gerenciar a situação. Acho que os grupos de apoio também compartilham ótimos conselhos sobre como lidar com as finanças, assegurando que você ainda esteja vivendo uma vida feliz, ativa e realizada.


Fonte: Living Like You. The financial impact of MS. Disponível em https://www.livinglikeyou.com/article/the-financial-impact-of-ms. Acesso em maio de 2021.


*Os blogueiros do Vivendo como Você (Living Like You) são financeiramente compensados, considerando um valor de mercado pelas horas dedicadas. O pagamento aos blogueiros de forma alguma interfere no conteúdo que escrevem, nas opiniões ou perspectivas da vida com esclerose múltipla.