Mudança de hábitos alimentares

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Escrito por Karen O’Shea

De todas as mudanças que fiz desde o diagnóstico da esclerose múltipla, a mais benéfica tem sido minha alimentação. E ver um nutricionista, embora eu fosse cética a respeito, me ajudou demais.

Quantas vezes ouvimos dizer que nossos corpos são templos, mas depois deixamos isso de lado, esperançosos que haja algum valor nutricional em hambúrgueres e batatas fritas? E quantas vezes dissemos para nós mesmos que açúcar, doces e outras guloseimas cheias de calorias não são tão ruins assim? Certo? Errado!

O que aprendi com meu nutricionista é que o açúcar pode causar estresse no sistema imunológico. Esse estresse não é bom para quem tem uma doença autoimune, como esclerose múltipla, lúpus ou fibromialgia. Mas outros alimentos podem ser benéficos para o corpo, e meu nutricionista me ajudou a mudar completamente a maneira como penso sobre nutrição para melhor. Ele me mostrou que não se trata de ter uma dieta perfeita e saudável: são pequenas mudanças positivas que podem ajudar você e sua EM. Embora no começo tenha sido um desafio tentar coisas novas, aprendi que algumas mudanças simples na alimentação podem fazer muita diferença.

Aqui estão alguns das minhas dicas favoritas que tornam muito mais fácil adotar uma alimentação mais saudável. Espero que essas dicas também ajudem você a gostar de alimentos nutritivos!

Melhor café da manhã!

  • Adicione um limão espremido: água morna com limão é uma ótima maneira de começar o dia. Não é apenas hidratante, mas é uma maneira fácil de fazer o seu sistema digestivo funcionar. Se o limão parecer muito duro, role-o no balcão da cozinha para amolecer e torná-lo mais fácil de espremer. Como alternativa, tente esta dica de vida da EM e coloque-o no micro-ondas por 15 segundos.
  • Mais sabor naturalmente: mingau de aveia ou apenas aveia em flocos ou farelo são excelentes opções com alto teor de fibras para o café da manhã. Mas cuidado: as versões embaladas podem estar cheias de açúcar e calorias vazias. Tente dar um sabor a mais na sua aveia da manhã de uma maneira natural. Minhas sugestões favoritas são adicionar uma colher de chá de óleo de coco, ou duas colheres de chá de mel ou uma colher de chá de canela. Saboroso e nutritivo!
  • Adoce com frutas: Bagas, como morangos, framboesas e mirtilos, são uma maneira deliciosa de adicionar doçura a aveia, cereais ou iogurte. Adicionar frutas ao café da manhã é uma ótima maneira de reduzir o açúcar processado e, ao mesmo tempo, aumentar a ingestão de fibras. Elas também são naturalmente deliciosas, por isso é um prazer comê-las a qualquer hora!

Vamos almoçar!

  • Faça sempre mais: ao preparar o almoço, faça o suficiente para algumas refeições. Grandes quantidades garantirão que você tenha uma opção nutritiva em mãos, mesmo se estiver cansado, e impedirão que você faça escolhas prejudiciais por conveniência.
  • Congele os extras: Cansado de comer sobras? Congele-as em recipientes menores! Faço isso com sopa: sempre que quero um almoço reconfortante e saudável, uma xícara quente de sopa caseira fica a apenas um passo!

Peixe para o jantar!

  • Abrace o ômega-3: meu nutricionista me explicou que o ômega 3 pode ser benéfico para as pessoas com esclerose múltipla, pois elas demonstraram ajudar na concentração e no bem-estar geral do cérebro. Tente comer peixe pelo menos duas vezes por semana para obter o benefício dos ômega-3. Eu tentei uma variedade de peixes. De atum, truta e cavala a peixes não oleosos como pescada, robalo, haddok e bacalhau. Experimente todos até encontrar o que você mais gosta.
  • Improvise e melhore seu prato: Uma confissão: eu odiava peixes. Então, descobri uma preparação deliciosa e saudável: cubra os filés com mel, enrole na farinha de trigo integral e tempere com sal, pimenta e suco de limão antes de assar. Experimentar sabores diferentes ajudou a transformar algo que eu detestava em uma das minhas refeições favoritas!

Adoçando as refeições

  • Misture tudo: os smoothies são nutritivos e ao mesmo tempo uma ótima maneira de satisfazer os gulosos. Eu descobri que eles não precisam se limitar apenas a frutas! Tente misturar verduras com sabor suave, como espinafre ou couve, para aumentar a ingestão de vegetais (você mal consegue sentir a diferença)! Outra dica: costumo adicionar uma grande quantidade de manteiga de amendoim ou amêndoa para aumentar proteína que promovem saciedade. Deliciosos smoothies farão você esquecer que sorvete e milkshakes existem!
  • Troque o creme: adora se deliciar com chocolate quente? Tente adicionar uma colher de chá de óleo de coco em vez de chantilly, o óleo de coco adiciona nutrientes e sabor delicioso da maneira natural! Agradeço ao meu nutricionista por essa pequena joia.


Fonte: Living Like You. Food For Thought: Nutrition #MSLifeHacks. Disponível em https://www.livinglikeyou.com/article/food-for-thought-nutrition-mslifehacks-to-help-you-and-your-ms. Acesso em maio de 2021.