Tratamento da DPOC

27/10/2015

Tratamento da DPOC

O tratamento da doença pulmonar obstrutiva crônica inclui o uso diário de medicamentos, chamado de tratamento de manutenção, mas vai muito além disso, pois exige mudanças no estilo de vida, especialmente no caso de fumantes (que somados aos ex-fumantes, representam 85% de todas as pessoas com DPOC).1 Então, para quem fuma e foi diagnosticado com DPOC, o primeiro e mais importante passo para o tratamento da DPOC é largar o cigarro.2

Quiz de DPOC

Da mesma forma, as pessoas que desenvolveram a DPOC por conta da exposição a outros gases tóxicos (como fumaça, poluição, etc.) também precisam reavaliar suas funções e seu local de trabalho, com o objetivo de interromper o contato com o agente causador da doença.2,3

Os medicamentos para o tratamento da DPOC incluem o uso diário de broncodilatadores,4 que agem nas vias aéreas buscando expandi-las e, dessa forma, facilitam a respiração. Em casos mais graves ou avançados, o tratamento da doença pulmonar obstrutiva crônica pode incluir oxigenoterapia, que consiste no uso de um cilindro de oxigênio.2

O tratamento farmacológico da DPOC tem como objetivo aliviar os sintomas da doença, reduzir a frequência e a gravidade das exacerbações; melhorar a condição de saúde do paciente e sua capacidade de manter-se ativo e reduzir a progressão da doença.3,5 Para isso, o quanto antes o paciente iniciar o tratamento da DPOC e quanto maior sua adesão, maior qualidade de vida terá.

O que mais você pode fazer?

Além de parar de fumar e/ou evitar o contato com outras toxinas causadoras da DPOC e usar os medicamentos conforme prescritos pelo médico, há outras formas adicionais de tratar a DPOC. São elas:

– Reabilitação pulmonar: tem como objetivo fortalecer a musculatura peitoral, ampliar a capacidade respiratória e garantir autonomia na realização de atividades diárias. Pode ser recomendada pelo médico e é geralmente aplicada por outros profissionais de saúde, como fisioterapeutas.2

– Realização de atividades físicas frequentes e moderadas:6 com recomendação médica e acompanhamento profissional, as pessoas com DPOC podem se beneficiar da realização de exercícios físicos de intensidade moderada, como caminhadas. Além de melhorar o condicionamento físico e muscular, os exercícios aumentam a capacidade respiratória, melhoram o sono, combatem a ansiedade e depressão.

É preciso uma abordagem multidisciplinar (médico, nutricionista, fisioterapeuta, psicológica) no tratamento e para que ocorra diminuição dos prejuízos pessoais, sociais e econômicos do paciente com DPOC. O tratamento deve começar com uma mudança do estilo de vida, principalmente deixando de fumar e passando a fazer uso de medicamentos broncodilatores para aliviar os sintomas e melhorar a qualidade de vida do paciente.6,7


Referências

1. Araújo AJ. Tratamento do tabagismo pode impactar a DPOC. Pulmão RJ – Atualizações Temáticas 2009;1(1):20-33.
2. Site do National Institutes of Health (NIH). Disponível em: http://www.nhlbi.nih.gov/health/health-topics/topics/copd/treatment Acessado em agosto de 2018.
3. Site Minha Vida. Disponível em: http://www.minhavida.com.br/saude/temas/dpoc Acessado em agosto de 2018.
4. Health Line. COPD Drugs: A List of Medications to Help Relieve Your Symptoms. Disponível em: https://www.healthline.com/health/copd/drugs Acessado em agosto de 2018.
5. Guia de Bolso para o Diagnóstico, Tratamento e Prevenção da DPOC. Iniciativa Global para a DPOC (GOLD). Disponível em: http://www.golddpoc.com.br/arquivos/Guia-de-Bolso-2006-GOLD-Portugues.pdf Acessado em agosto de 2018.
6. Lung Foundation. Better Living with Chronic Obstructive Pulmonary Disease: A Patient Guide. Disponível em: https://lungfoundation.com.au/wp-content/uploads/2014/02/Better-Living-with-COPD.pdf Acessado em agosto de 2018.
7. Site da National Heart, Lung and Blood Institute. Disponível em: https://www.nhlbi.nih.gov/health-topics/copd#Treatment Acessado em agosto de 2018.

Veja mais em: Diagnóstico e tratamento

saiu na mídia

Notícias Relacionadas

Ver mais
Ver mais

Conteúdo

Relacionados|Mais lidos

saiu na mídia

Conteúdos Relacionados