Dor nas Costas ao Dormir, O Que Pode Ser?

Compartilhe:

Muitas pessoas sentem dores nas costas frequentes pela manhã ou após períodos de repouso, que chegam a atingir nos quadris e na parte de trás da coxa podem ser um sinal de um problema que vai além da ortopedia. Esses são sintomas típicos da espondilite anquilosante, uma inflamação nos ossos ou vértebras da coluna, que pode também atingir as articulações presentes na região das nádegas.

conteúdo autorizado por SBR – Sociedade Brasileira de Reumatologia

Já ouviu falar em espondilite anquilosante?
Assista essa animação super educativa feita pela Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR), em parceria com a Novartis
 

Informações sobre a espondilite anquilosante

Os sintomas mais comuns da doença, como dor e rigidez nas costas e nos quadris, costumam ocorrer pela manhã, ao acordar, e após períodos de repouso. Mas a espondilite pode também causar inflamação, dor e rigidez em outras áreas do corpo, como ombros, costelas e articulações das mãos e pés.

Em casos mais avançados, essa inflamação pode levar à anquilose (a formação de novos ossos na coluna vertebral) fazendo com que a coluna se torne menos flexível, podendo inclusive dificultar uma respiração mais profunda.

Quer saber mais sobre o assunto? Assista ao vídeo abaixo. Em uma loja de colchões, os clientes que se queixavam de dor nas costas foram abordados. Sem saber que eram filmados, foram surpreendidos com um relato inesperado sobre a espondilite anquilosante.

Como saber se a dor nas costas é espondilite anquilosante?

Para diagnosticar a doença, o médico irá basear-se no histórico clínico, no exame físico, em exames de imagem e de sangue.  Os reumatologistas são médicos especialistas para diagnosticar e tratar distúrbios que afetam as articulações, músculos, tendões, ligamentos, tecido conectivo e ossos, portanto, os mais indicados para dar o diagnóstico da doença e indicar o tratamento.

Ainda não existe cura para espondilite anquilosante, mas a boa notícia é que há tratamentos disponíveis para reduzir os sintomas, controlar a dor e retardar a progressão da doença.


Referências
1. Sociedade Brasileira de Reumatologia. Espondiloartrites. Disponível em https://www.reumatologia.org.br/doencas-reumaticas/espondiloartrites. Acesso em agosto de 2020.
2. Spondylitis Association of America. Overview of Ankylosing Spondylitis. Disponível em https://www.spondylitis.org/Ankylosing-Spondylitis.  Acesso em agosto de 2020.
3. NIH. Ankylosing Spondylitis. Disponível em https://www.niams.nih.gov/health-topics/ankylosing-spondylitis. Acesso em agosto de 2020.