Categorias: Dor nas Costas

Dor nas costas ao acordar ou dormir? Conheça a espondilite anquilosante

Você sente muita dor nas costas há algum tempo? Essa dor melhora com exercícios físicos e piora quando você repousa? Esses são sintomas comuns da espondilite anquilosante.

Temos mais perguntas sobre os sintomas. Que tal ver com quais você se identifica? Faça o teste agora.

O que é espondilite anquilosante?

Espondilite anquisolante (EA) é uma inflamação nos ossos ou vértebras da coluna e ela pode também atingir as articulações da região das nádegas. Ou seja, além das dores nas costas comuns pela manhã ou após períodos de repouso, ela pode causar dores nos quadris e na parte de trás da coxa. A dor nas costas da espondilite costuma melhorar com exercícios.

Os sintomas comuns da espondilite anquilosante, como dor e rigidez nas costas e nos quadris, costumam ocorrer pela manhã, ao acordar, e após períodos de repouso. Mas a espondilite pode também causar inflamação, dor e rigidez em outras áreas do corpo, como ombros, costelas e articulações das mãos e pés. Em casos mais avançados, essa inflamação pode levar à anquilose (a fusão dos ossos na coluna vertebral) fazendo com que a coluna se torne menos flexível e pode até dificultar uma respiração mais profunda.

A espondilite anquilosante ocorre com mais frequência em homens, mas também atinge mulheres. Ela normalmente ocorre em adultos jovens. Suas causas estão ainda em estudo, mas já se conhecem genes que estão associados ao desenvolvimento da doença.

Diagnóstico da espondilite anquilosante

A dor nas costas afeta 8 a cada 10 pessoas em alguma fase de vida. Como saber se a sua dor é EA? É importante saber que a especialidade para diagnosticar e tratar essa doença se chama reumatologista! Essa especialidade trata distúrbios que afetam as articulações, músculos, tendões, ligamentos, tecido conectivo e ossos. A base para o diagnóstico inclui histórico clínico, exame físico, em exames de imagem e de sangue.

Ainda não existe cura para espondilite anquilosante, mas a boa notícia é que existem tratamentos e medicamentos disponíveis para reduzir os sintomas e controlar a dor e até retardar a progressão da doença.

Viu como é importante procurar ajuda o quanto antes? Se você quer saber mais sobre a doença, faça o nosso teste. O teste não substitui a consulta com especialista, procure por reumatologista para ter o diagnóstico correto.


Referências

1. Sociedade Brasileira de Reumatologia. Doenças. Disponível em: Sociedade Brasileira de Reumatologia. Doenças.
https://www.reumatologia.org.br/doencas-reumaticas/espondiloartrites/
Acesso em junho de 2020.
2. Spondylitis Association of America. Overview of Ankylosing Spondylitis. Disponível em: https://www.spondylitis.org/Ankylosing-Spondylitis. Acesso em junho de 2020.
3. NIH. Ankylosing Spondylitis. Disponível em: https://www.niams.nih.gov/health-topics/ankylosing-spondylitis. Acesso em junho de 2020.