Diagnosticar a causa da dor nas costas não é uma tarefa simples, a dificuldade já começa na hora de buscar ajuda! Muitas pessoas não sabem ao certo qual a especialidade médica procurar quando estão com dor nas costas, já que clínicos gerais, ortopedistas, reumatologistas e outros especialistas podem estar envolvidos no diagnóstico da dor nas costas.
Apesar desses desafios, é fundamental buscar o diagnóstico correto da dor nas costas, evitando que a dor se prolongue, se intensifique ou que outros sintomas apareçam. Oreumatologista é o especialista que pode diagnosticar e tratar as doenças mais graves, como a espondilite anquilosante.
Sintomas que indicam gravidade
Entre os sintomas associados à dor nas costas que podem indicar maior gravidade e necessitam de avaliação médica estão:
- febre;
- perda de peso repentina e sem causa aparente;
- dificuldade par urinar;
- piora pela manhã ou após períodos de repouso;
- perda de controle da bexiga ou intestino;
- dormência nas costas, nádegas ou em torno dos órgãos genitais.
Perigo da automedicação
Para combater a frequente dor nas costas e manter-se ativo, é comum que os pacientes abusem de medicamentos para alívio da dor sem procurar orientação médica. Essa prática pode mascarar os sintomas e atrasar o diagnóstico correto da dor nas costas, além de poder causar eventos adversos graves.
Cuide da sua saúde e peça ajuda para quem entende do assunto! O uso de medicamentos sem orientação médica não é uma boa ideia.
Referências
1. Mayo Clinic. Back Pain – Symptoms Disponível em: http://www.mayoclinic.org/diseases-conditions/back-pain/basics/symptoms/con-20020797 Último acesso em maio de 2016.