• X

    Com 3 passos
    simples você pode
    encontrar a explicação
    para sua dor

    1

    Faça o teste
    e conheça o ADA

    2

    Avalie seus Sintomas
    e receba o relatório

    3

    Encontre o
    Especialista

  • Diagnóstico Correto da Dor nas Costas: O Longo Caminho

    Compartilhe:

    Diagnosticar a causa da dor nas costas não é uma tarefa simples, a dificuldade já começa na hora de buscar ajuda! Muitas pessoas não sabem ao certo qual a especialidade médica procurar quando estão com dor nas costas, já que clínicos gerais, ortopedistas,  reumatologistas e outros especialistas podem estar envolvidos no diagnóstico da dor nas costas.

    Apesar desses desafios, é fundamental buscar o diagnóstico correto da dor nas costas, evitando que a dor se prolongue, se intensifique ou que outros sintomas apareçam. Oreumatologista é o especialista que pode diagnosticar e tratar as doenças mais graves, como a espondilite anquilosante.

     

    Sintomas que indicam gravidade

    Entre os sintomas associados à dor nas costas que podem indicar maior gravidade e necessitam de avaliação médica estão:

    • febre;
    • perda de peso repentina e sem causa aparente;
    • dificuldade par urinar;
    • piora pela manhã ou após períodos de repouso;
    • perda de controle da bexiga ou intestino;
    • dormência nas costas, nádegas ou em torno dos órgãos genitais.

    Perigo da automedicação

    Para combater a frequente dor nas costas e manter-se ativo, é comum que os pacientes abusem de medicamentos para alívio da dor sem procurar orientação médica. Essa prática pode mascarar os sintomas e atrasar o diagnóstico correto da dor nas costas, além de poder causar eventos adversos graves.

    Cuide da sua saúde e peça ajuda para quem entende do assunto! O uso de medicamentos sem orientação médica não é uma boa ideia.


    Referências

    1. Mayo Clinic. Back Pain – Symptoms Disponível em: http://www.mayoclinic.org/diseases-conditions/back-pain/basics/symptoms/con-20020797 Último acesso em maio de 2016.