Pessoas com câncer de mama avançado e metastático contarão com novos tratamentos no SUS

Compartilhe:

Notícia boa precisa ser compartilhada! E essa é uma notícia que pode mudar a vida de milhares de pessoas com câncer de mama avançado e metastático no Brasil. Em novembro de 2021, a Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias (Conitec) decidiu pela incorporação dos inibidores de ciclina, também chamados de inibidores de CDK, na cobertura do SUS (Sistema Único de Saúde).1,2

Essa decisão abre novas e importantes possibilidades de tratamento para milhares de pacientes em todo o Brasil. Isso porque os inibidores de ciclina são terapias orais modernas e eficazes para tratar o tipo mais comum do câncer de mama avançado ou metastático (quando a doença já se espalhou para outros órgãos): o tipo RH+ HER2-. A disponibilidade dessas terapias no sistema público de saúde pode mudar o curso do tratamento de milhares de pessoas, podendo proporcionar mais qualidade e tempo de vida!3,4

Nossa atenção realmente mudou tudo! Cada pessoa que contribuiu com a consulta pública nº 77 do Ministério da Saúde e apoiou essa causa tão importante fez a diferença na vida de quem está lidando com o diagnóstico de câncer de mama em estágio avançado. Seguimos juntos, e que venham mais boas notícias pela frente!


Referências

1. Senado Federal Comissão delibera por incorporação no SUS de inibidores de CDK. Disponível em: https://www12.senado.leg.br/institucional/procuradoria/comum/comissao-delibera-por-incorporacao-no-sus-de-inibidores-de-cdk Acesso em novembro de 2021.
2. Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias (Conitec). Pauta da 103ª Reunião da Conitec. Disponível em: http://conitec.gov.br/images/Reuniao_Conitec/2021/20211110_Pauta_103_Reuniao_PosReuniao.pdf Acesso em fevereiro de 2022.
3. Souza, Alessandra. et al. (2020). Abstract P2-09-11: Prevalence of patients with indication of genetic evaluation for hereditary breast and ovarian syndrome in the Brazilian cohort study – AMAZONA III. P2-09. 10.1158/1538-7445.SABCS19-P2-09-11.
4. Femama. Entenda o que são inibidores de CDKs e qual seu papel no câncer de mama. Disponível em: https://www.femama.org.br/site/br/noticia/entenda-o-que-sao-inibidores-de-cdks-e-qual-seu-papel-no-cancer-de-mama Acesso em fevereiro de 2022.