Conviver com o diagnóstico do câncer de mama avançado e lidar com os sintomas e efeitos secundários dos tratamentos é sem dúvida muito desafiador, e só quem está passando por esta situação é capaz de entendê-la. As mulheres com câncer de mama avançado e suas famílias geralmente têm um impacto significativo em sua qualidade de vida e, muitas vezes, necessitam de apoio para enfrentar esse momento bastante delicado.1,2

Existem diversos serviços que podem ajudar as pacientes com câncer de mama avançado, seus cuidadores e suas famílias a lidar com a doença e seu tratamento ao longo do tempo. Estes serviços têm como objetivo assegurar e melhorar a qualidade de vida da paciente, abrangendo diferentes áreas tais como controle dos sintomas, esclarecimentos sobre a doença, conhecimentos sobre os tratamentos, apoio social ou apoio psicológico. 1,2

No Brasil existem diversos programas e serviços para apoiá-la. Você não está sozinha! Veja a seguir uma lista de organizações no Brasil que oferecem apoio:

 


Referências

1. Breast Care. The importance of supportive care in breast cancer patients. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4209283/. Acesso em novembro de 2016.
2. Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (FEMANA). O impacto do câncer de mama avançado. Disponível em: http://www.batalhadoras.org.br/artigo/25/o-impacto-do-cancer-de-mama-avancado#.WEA8LbIrKpp. Acesso em novembro de 2016.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *