Na maioria dos casos, o câncer de mama avançado é diagnosticado meses ou anos após a paciente ter realizado o tratamento para o câncer de mama no estágio inicial. No entanto, o câncer de mama avançado também pode ser diagnosticado ao mesmo tempo que o câncer de mama primário ou, em raras ocasiões, até antes do câncer de mama primário ter sido diagnosticado.1-3

Como muitos pacientes com câncer avançado não apresentam sintomas, os exames de rotina podem auxiliar na detecção. Além disso, o diagnóstico também pode ocorrer após a investigação inicial de outras doenças, pois alguns dos sintomas de câncer de mama avançado, quando presentes, podem ser confundidos aos de outras doenças comuns.4 Portanto, não deixe de consultar seu médico regularmente.

Exames diferentes podem ser usados para descobrir se o câncer de mama avançou para outros tecidos. Entre eles estão exames de sangue que investigam marcadores tumorais e exames de imagens como raio X, ressonância magnética, tomografia computadorizada, cintilografia óssea ou tomografia por emissão de pósitrons (PET-CT). 1-3,5

Uma dúvida frequente das pacientes diagnosticadas com câncer de mama avançado é como o médico diferencia um tumor primário de um tumor proveniente das células cancerígenas da mama (metastático). Para determinar se um tumor é primário ou metastático, um patologista (médico especializado na avaliação de células e tecidos no microscópio) examina uma amostra do tumor através de técnicas como a imunohistoquímica (identifica tipo de células no tecido) e de análises de determinados genes. Em geral, as células cancerígenas mantem as características das células do tecido onde o tumor se iniciou. Sendo assim, na maioria das vezes, o patologista é capaz de determinar a origem das células cancerígenas.1,6

 


Referências

1. Advanced Breast Cancer Community. Frequently asked questions about advanced breast cancer. Disponível em: http://www.advancedbreastcancercommunity.org/pdf/asset-library/FAQs_about_ABC.pdf. Acesso em novembro de 2016.
2. Breast Cancer Care. Secondary breast cancer: diagnosis. Disponível em: https://www.breastcancercare.org.uk/information-support/secondary-metastatic-breast-cancer/secondary-breast-cancer-diagnosis. Acesso em novembro de 2016.
3. Instituto Oncoguia. Sintomas das metástases. Disponível em: http://www.oncoguia.org.br/conteudo/sintomas-das-metastases/6240/826/. Acesso em novembro de 2016.
4. Cancer Research UK. Symptoms of secondary breast cancer. Disponível em: http://www.cancerresearchuk.org/about-cancer/type/breast-cancer/secondary/about/symptoms-of-secondary-breast-cancer. Acesso em novembro de 2016.
5. NICE Clinical Guidelines. Advanced breast cancer: diagnosis and treatment. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK61862/. Acesso em novembro de 2016.
6. Instituto Oncoguia. Metástases do câncer de mama avançado. Disponível em: http://www.oncoguia.org.br/conteudo/metastases/6239/826/. Acesso em novembro de 2016.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *