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Uma boa comunicação ajuda seu familiar ou amigo com câncer de mama avançado a obter o apoio que ela precisa, e ajuda os outros a entender seus limites e necessidades.

Algumas dicas para ajudar a fortalecer sua comunicação com seu familiar ou amigo com CMA:

 Ouvir
Ouça tudo o que seu familiar ou amigo disser antes de responder. Você não pode ouvir se está pensando sobre o que dizer em seguida. Além disso, ele pode não estar à procura de uma resposta e pode fiar feliz ao perceber que você está, de fato, escutando o que ele tem a dizer.

 Perguntar
Você também pode tentar reformular ou repetir o que ouviu para ter certeza de que entendeu corretamente. Fazer perguntas também pode ajudar a esclarecer o que foi dito.

 Use “eu” para expressar suas necessidades e sentimentos
Isso pode ajudá-lo a comunicar seus sentimentos sem colocar a outra pessoa na defensiva.

Gerenciando emoções difíceis

Sentir-se com raiva, culpado, sozinho, com medo ou triste também é comum para os cuidadores.1 Encontrar formas de lidar com essas emoções é vital para o seu bem-estar e de seu familiar ou amigo com câncer.1

Como lidar com as suas emoções

Compartilhe seus sentimentos

  • Se abra para um membro da família ou amigo próximo sobre o que é mais desafiador para você.
  • Você também pode encontrar um grupo de apoio ao cuidador, onde você poderá conversar com outras pessoas que estão passando por uma experiência semelhante.

Pratique o relaxamento

  • Quando você se sentir tenso ou preocupado, tente adquirir o hábito de parar o que está fazendo por um minuto ou dois para se concentrar em relaxar seu corpo.
  • Considere exercícios de relaxamento, como a respiração profunda. Fazer um exercício de respiração pode ajudá-lo a se sentir mais calmo.
    • Tente fechar os olhos e respirar lenta e profundamente. Segure o ar por alguns segundos e depois expire lentamente.

Faça uma pausa para cuidar de si mesmo

  • Participe de atividades que você gosta, incluindo aquelas que:
    • Envolvam outras pessoas, como almoçar com amigos.
    • Dê a você uma sensação de realização, como ser fisicamente ativo ou terminar um projeto.
    • Faça algo que te relaxe, como assistir a um filme engraçado ou tomar um banho.


Referências

1. American Society of Clinical Oncology. Caregivers Taking Care of Themselves. Disponível em: https://www.cancer.net/coping-with-cancer/caring-loved-one/caregivers-taking-care-themselves Acessado 18 de maio de 2018.
2. American Cancer Society. If You’re About to Become a Cancer Caregiver. Disponível em: https://www.cancer.org/treatment/caregivers/if-youre-about-to-become-a-cancer-caregiver.html Acessado 18 de maio de 2018.

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