4-3-como-pedir-ajuda

Você não deve gerenciar tudo sozinho. Peça a um membro da família ou amigo para estar presente para que você possa descansar um pouco.

Como pedir ajuda1

  • Pense em quando e onde você precisa de ajuda. Faça uma lista ou anote isso em um calendário. Alguns exemplos são:
    • Ajudar com tarefas domésticas, como cozinhar, limpar e fazer compras
    • Cuidar das crianças ou pegá-las na escola ou outras atividades
    • Conduzir o seu familiar ou amigo para consultas ou retirar medicamentos na farmácia
    • Ser a pessoa de contato que mantém as outras pessoas atualizadas sobre o membro da família ou a saúde do amigo
  • Acompanhe as coisas. Observe na sua lista quem está te ajudando em cada tarefa, para garantir que todas as suas necessidades sejam atendidas.

Está sobrecarregado?

Tente ter momentos de repouso. O descanso é importante para os cuidadores. Estudos demonstraram que uma pausa ajuda os cuidadores a se manterem saudáveis e melhora sua sensação de bem-estar. Converse com seu médico.1

Comunidades online e suporte

Se você está se sentindo sobrecarregado ou estressado por prestar cuidados a um membro da família ou um amigo com câncer de mama avançado, pode ser útil procurar um grupo de apoio ao cuidador em que você possa conversar com outras pessoas que estejam passando por uma experiência semelhante.

O seu médico (ou o médico do seu amigo/familiar) também poderá recomendar grupos de apoio ao cuidador. Lembre-se de que o seu médico (ou o médico do seu amigo/familiar) também poderá recomendar um terapeuta ou outros recursos locais que possam ser úteis – então fale com ele.


Referências

1. American Cancer Society. If You’re About to Become a Cancer Caregiver. Disponível em: https://www.cancer.org/treatment/caregivers/if-youre-about-to-become-a-cancer-caregiver.html Acessado 18 de maio de 2018.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *