3-8-como-gerenciar-a-tristeza

A tristeza é um sentimento comum para muitas mulheres com câncer de mama avançado.1 Você pode sentir saudade da vida que tinha antes de saber que tem câncer de mama metastático ou se desesperar ao pensar em como a doença pode afetar seus planos para o futuro.2

O primeiro passo para lidar com a tristeza é saber que você não precisa ser otimista o tempo todo ou fingir estar feliz na frente dos outros. Você é livre para chorar ou expressar sua tristeza de outras maneiras, naturalmente.

Combatendo sua tristeza

Pode levar algum tempo para combater a tristeza. Aqui estão algumas dicas que podem ajudá-la a processar essas emoções:

  • Compartilhe seus sentimentos com alguém da família ou um amigo. Pense nas pessoas em que no passado você confiou e que te ajudaram a se sentir melhor sobre uma situação difícil ou desconhecida. Existe alguém a quem você pode recorrer agora?2
  • Tire algum tempo para você. Pode haver momentos em que você queira ficar sozinha para processar seus próprios sentimentos. Isso pode ser difícil para a família e amigos que querem compartilhar esse momento difícil com você, mas podem não entender como você se sente.2

Se sua tristeza não vai embora

Para muitas mulheres, sentimentos de tristeza vêm e vão, diminuem com o tempo ou desaparecem completamente. Mas para outras, podem ficar ou piorar com o passar do tempo.

Informe seu médico se você se sentiu triste por mais de duas semanas ou se teve problemas para realizar as atividades do dia-a-dia. Estes podem ser sinais de que você tem uma condição médica chamada depressão.1

Se seu médico achar que você tem depressão, ele pode prescrever remédios para tratá-la. Ele também pode sugerir que você fale sobre seus sentimentos com um psicólogo ou considere participar de um grupo de apoio, por exemplo.1


Referências

1. National Cancer Institute. Coping with Advanced Cancer. Disponível em: https://www.cancer.gov/publications/patient-education/advancedcancer.pdf Acessado em 3 de maio de 2018.
2. Cancer Research UK. Coping with Sadness. Disponível em: http://about-cancer.cancerresearchuk.org/about-cancer/coping/emotionally/cancer-and-your-emotions/coping-with-sadness Acessado em 3 de maio de 2018.

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