Reconheça os sintomas da Asma

Reconheça os sintomas da Asma

Cada paciente e cuidador têm papel fundamental no tratamento da asma, seja ela grave ou leve. Assim, além de seguir adequadamente ao tratamento prescrito pelo médico, os pacientes devem estar atentos aos sintomas da doença, para que possam perceber caso ela se agrave.

Sua asma pode estar não controlada se:1

  • seus sintomas se tornarem mais frequentes, mais graves ou passarem a atrapalhar e até privar seu sono noturno;
  • você estiver limitando suas atividades diárias ou perdendo dias de aula ou trabalho por conta da asma;
  • seus tratamentos para asma parecerem ter deixado de funcionar com o tempo;
  • você precisar utilizar medicação de alívio de forma mais frequente. ATENÇÃO: se você estiver usando medicação de alívio (broncodilatador) mais do que duas vezes por semana sua asma não está adequadamente controlada;
  • você tiver que ir de forma emergencial ao hospital ou ao médico por conta de uma crise de asma.

Em qualquer um destes casos, o médico que acompanha seu tratamento deve ser procurado e alertado sobre sua condição. Pode ser que ele tenha que trocar sua medicação ou fazer outros ajustes para controlar sua asma.

E não se esqueça: você é o principal agente para o sucesso do seu tratamento. Faça sua parte e viva plenamente, sem as interrupções da asma em seu dia a dia!


Referências

1. Site do National Heart, Lung, and Blood Institure (NHLBI) do National Institutes of Health. Disponível em: http://www.nhlbi.nih.gov/health/health-topics/topics/asthma/treatment. Último acesso em dezembro de 2014.

Veja mais em: Qualidade de vida

saiu na mídia

Notícias Relacionadas

Conteúdo

Relacionados|Mais lidos

saiu na mídia

Conteúdos Relacionados