2-2-diagnóstico da artrite psoriásica
Share

O diagnóstico da artrite psoriásica é difícil e, muitas vezes, só ocorre após a manifestação de diversos sintomas da doença.

Importância do diagnóstico precoce

Apesar disso, o diagnóstico precoce é fundamental e pode ser o fator decisivo para a manutenção da qualidade de vida e, principalmente, da mobilidade dos pacientes. Isso porque, sem o diagnóstico e o tratamento adequado, a artrite psoriásica pode trazer danos irreversíveis às articulações dos pacientes e até limitar sua capacidade de movimentação para sempre.

banner sociedade brasileira de reumatologia

Como a maioria dos pacientes manifesta primeiramente os sintomas da psoríase e só depois os sintomas da artrite psoriásica, inicialmente, é importante que seja feito o correto diagnóstico da psoríase. As pessoas com psoríase devem sempre ficar atentas a eventuais dores, inchaço e rigidez nas articulações (popularmente chamadas de “juntas”). Caso notem alguma diferença, devem retornar ao médico que acompanha a psoríase e relatar o sintoma, ou buscar ajuda de um reumatologista, especialista que normalmente faz o diagnóstico e tratamento da artrite psoriásica.

Com é feito o diagnóstico

Para o diagnóstico da artrite psoriásica, o reumatologista avalia o histórico do paciente e pode solicitar exames como raio-x, ressonâncias e ultrassonografias, que permitem avaliar os sinais da doença nas articulações. Ainda não existe um exame específico específico para a doença.

Especialmente quando o paciente não apresenta os sintomas da psoríase na pele e nem nas unhas, o diagnóstico da artrite psoriásica pode ser confundido com outros tipos de artrite. Nestes casos, exames de sangue (hemogramas) podem ajudar a diferenciar o diagnóstico. A anemia, por exemplo, pode ser mais um indicativo da artrite psoriásica.

O tratamento da artrite psoriásica dependerá do tipo e gravidade do envolvimento cutâneo e músculo esquelético, das manifestações extra articulares e das comorbidades associadas. Para encontrar o tratamento ideal, é preciso ter o diagnóstico e acompanhamento de um reumatologista.


Referências

1. National Psoriasis Foundation. How is psoriatic arthritis diagnosed? Disponível em: https://www.psoriasis.org/about-psoriatic-arthritis#diagnosed. Acesso em agosto de 2020.
2. National Psoriasis Foundation.About psoriatic arthritis. Disponível em: https://www.psoriasis.org/about-psoriatic-arthritis. Acesso em agosto de 2020.
3. Site da National Library of Medicine. Disponível em: http://ghr.nlm.nih.gov/condition/psoriatic-arthritis. Último acesso em agosto de 2020.
4. Site do American College of Rheumatology. Disponível em: http://www.rheumatology.org/practice/clinical/patients/diseases_and_conditions/psoriaticarthritis.asp. Último acesso em agosto de 2020.

Share








































Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *