Vídeo explica o que é tumor neuroendócrino (TNE) e mostra os desafios dos pacientes

28/09/2017

Vídeo explica o que é tumor neuroendócrino (TNE) e mostra os desafios dos pacientes

Quer saber o que é tumor neuroendócrino (TNE)? A doença é rara – afeta cerca de 5 pessoas a cada 100.0001 –, mas esse número não significa nada quando nós ou alguém que amamos é diagnosticado com TNE… Só que entender essa doença não é fácil, porque ela é complexa, atinge diferentes órgãos do corpo e traz sinais e sintomas super distintos (que vão desde diarreias até dificuldade para respirar).2,3

Por isso, fizemos esse vídeo aqui, para explicar de um jeito simples o que são os tumores neuroendócrinos (TNEs), porque seu diagnóstico precoce é tão desafiador e compartilhar experiências, desafios e necessidades das pessoas que vivem com TNE, no mundo todo. Esperamos que seja útil para você!

Se depois de assistir ao vídeo você ainda quiser saber mais sobre os tumores neuroendócrinos (NETs), separamos 3 informações valiosíssimas aqui!

1. Como evitar o diagnóstico tardio do TNE? Como no início os tumores neuroendócrinos são geralmente assintomáticos, cerca de 60 a 80% dos pacientes são diagnosticados em estágio avançado, quando o tumor já se espalhou para outras regiões do corpo, como fígado e ossos. Nesses casos, o TNE é chamado de avançado ou metastático.4 Uma das razões que leva ao diagnóstico tardio é o fato de os sintomas demorarem para se manifestar ou, quando se manifestam, serem facilmente confundidos com os de outras doenças, como Doença de Crohn, síndrome do intestino irritável, asma e rosácea. Por isso, é FUN-DA-MEN-TAL manter os exames de rotina em dia, além de investigar sempre que houver suspeita de que algo não está certo com você, conforme orientado pelo seu médico.5

2. Porque adesão ao tratamento do TNE importa? Mesmo quando o tumor neuroendócrino já avançou pelo corpo, é possível controlar os TNEs e seus sintomas, vivendo com qualidade por muitos anos! Para isso, é fundamental adesão ao tratamento, exatamente como prescrito pelo seu médico. O tratamento do tumor neuroendócrino é longo e busca o controle efetivo da doença. Por isso, quanto melhor a adesão ao tratamento, maiores as chances de controlar a doença adequadamente e garantir seu bem-estar.6

3. Cada TNE é diferente. Saber o máximo sobre o seu ajuda combatê-lo melhor! Através de um exame chamado anatomopatológico completo, é possível avaliar a quantidade de uma proteína chamada KI-67 no TNE. A quantidade dessa proteína nas células do tumor permite que seu médico possa ter uma estimativa da velocidade de crescimento e do grau tumoral do seu caso específico (já que quanto mais KI-67 presente, mais rapidamente as células tumorais “doentes” estão se multiplicando).7 Essa informação ajuda que ele escolha o melhor tratamento para você!6


Referências

1. Net Cancer Day. Social media campaign World NET Cancer Day. Disponível em: http://netcancerday.org/news/ Último acesso em julho de 2017.
2. Net Cancer Day. Symptoms. Disponível em: http://netcancerday.org/learn-more/symptoms/ Acesso em dezembro de 2016.
3. Canadian Cancer Society. Lung neuroendocrine tumours. Disponível em: http://www.cancer.ca/en/cancer-information/cancer-type/neuroendocrine/neuroendocrine-cancer/types-of-tumours/lung-neuroendocrine-tumours/?region=bc Acesso em novembro de 2016.
4. Site Exame.com. Entenda o câncer raro que matou Steve Jobs. Disponível em: http://exame.abril.com.br/estilo-de-vida/entenda-o-cancer-raro-que-matou-steve-jobs/ Acesso em dezembro de 2016.
5. Net Cancer Day. Learn More. Disponível em: http://netcancerday.org/learn-more/ Acesso em dezembro de 2016.
6. Canadian Cancer Society.Prognosis and survival for neuroendocrine. Disponível em: http://www.cancer.ca/en/cancer-information/cancer-type/neuroendocrine/prognosis-and-survival/?region=bc Acesso em dezembro de 2016.
7. Instituto Oncoguia. Entendendo o laudo de patologia para o câncer de mama avançado. Disponível em: http://www.oncoguia.org.br/conteudo/entendendo-o-laudo-de-patologia/6295/806/ Acesso em dezembro de 2016.