Conheça suas medidas


Conheça suas medidas

Monitorando a psoríase

Manter o controle das coisas é uma parte importante da nossa vida cotidiana. Seja sobre os gastos financeiros, o trabalho ou a dieta… Com o tempo, o monitoramento das coisas nos ajuda a readaptar e a reajustar sempre que necessário, para que possamos continuar com tudo sob controle.

Se você tem psoríase, não é diferente… a doença é mais uma coisa que precisa ser monitorada! Como a psoríase varia de pessoa para pessoa, é importante saber como a sua psoríase está te afetando, para que você possa assumir o controle.

Tudo começa com o “como”… Porque você não pode controlar o que você não consegue mensurar!

Comece com a pele

Placas, escamas, descamação… Os sinais da psoríase são óbvios, mas a forma de medi-los e acompanhá-los pode não ser.

O Índice da Gravidade da Psoríase por Área (PASI) é uma ferramenta que o seu médico usa para determinar a gravidade da sua psoríase. Ele leva em conta todas as características da psoríase – vermelhidão, espessamento e descamação das placas – assim como a porcentagem do corpo que é afetada, para calcular uma pontuação de gravidade. Esta pontuação varia entre o número 0 (que significa que você não é nem um pouco afetado) a 72 (que significa que você é gravemente afetado).1-2 Na realidade, pontuações acima de 30 são raras.2

Quanto maior a sua pontuação do PASI, mais grave é a sua psoríase1-2 – mas como você sabe, não é apenas a sua pele que é afetada.

Para saber mais clique aqui.

Além do que os olhos podem ver

Você nunca deve subestimar o impacto da psoríase sobre como você se sente. Por isso, é tão importante medir os efeitos da psoríase na sua vida cotidiana, quanto a gravidade dos seus sintomas. O Índice de Qualidade de Vida em Dermatologia (DLQI) é um questionário simples com 10 perguntas que mede exatamente isso. As perguntas abrangem os seguintes tópicos para desvendar como a psoríase está afetando diferentes aspectos de sua vida:3

1. sintomas e sentimentos;
2. atividades diárias;
3. lazer;
4. trabalho e escola;
5. relações pessoais;
6. tratamento.

 

Pontuação do DLQI

A pontuação do DLQI é um número de 0 a 30: quanto maior a pontuação, maior o impacto da psoríase na sua qualidade de vida.3

Mas para que as pontuações como o PASI e DLQI são importantes?

Convivendo bem com a psoríase

Devido à gravidade da psoríase, que pode mudar ao longo do tempo e de pessoa para pessoa, o controle da doença pode fornecer a você e ao seu médico informações importantes sobre a forma como a psoríase está te afetando. O uso de ferramentas simples, como o PASI e DLQI, para manter o controle da psoríase permite que você e o seu médico façam ajustes úteis para que você possa conviver da melhor forma possível com a psoríase.

Não sabe por onde começar? Informe-se e converse com seu médico para entender se ele já está controlando sua psoríase ou se isso é algo que pode te beneficiar.
Dê o primeiro para o controle da sua psoríase conhecendo suas métricas e entendendo porque elas são importantes.
Para saber mais clique aqui.


Fonte: Site Skin to Live In. Disponível em http://www.skintolivein.com/research-in-dermatology/psoriasis-understanding-the-issues/psoriasis-and-you/knowing-your-measurements/. Último acesso em julho de 2015.

Referências

1. Feldman S, Krueger G. Psoriasis assessment tools in clinical trials. Ann Rheum Dis. 2005 Mar;64 Suppl 2:ii65-8; discussion ii69-73.
2. EMEA. Guideline on Clinical Investigation of Medicinal Products Indicated for the Treatment of Psoriasis. Disponível em http://www.ema.europa.eu/docs/en_GB/document_library/Scientific_guideline/2009/09/WC500003329.pdf. Acesso em julho de 2016.
3. Department of Dermatology and Wound Healing, School of Medicine, Cardiff University. DLQI Instructions for use and scoring. Disponível em: http://www.cardiff.ac.uk/dermatology/quality-of-life/dermatology-quality-of-life-index-dlqi/dlqi-instructions-for-use-and-scoring/. Acessado em: Junho de 2014.

Veja mais em: Viva sua pele

saiu na mídia

Notícias Relacionadas

Ver Mais +
Ver Mais +