Diagnóstico da psoríase


Diagnóstico da psoríase

Os dermatologistas são habitualmente os médicos que diagnosticam e tratam a psoríase.

Não há exames de sangue capazes de comprovar a psoríase, por isso, o diagnostico é realizado por meio da apresentação clínica dos sinais e sintomas do paciente. Vale destacar que as placas ou lesões avermelhadas e a descamação da pele causadas pela psoríase são bastante características, mas caso haja dúvidas em relação ao diagnóstico, o médico pode solicitar ou conduzir uma biópsia (para avaliação de um fragmento da pele no microscópio),1-2 diferenciando a psoríase de outras doenças de pele com sintomas parecidos, como:

  • dermatite seborreica;2
  • líquen plano;2
  • tinha do corpo (micose);2
  • pitiríase rósea.2

Os  médicos buscam saber também sobre o histórico do paciente, já que até um terço das pessoas diagnosticadas com psoríase possuem casos da doença na família.3

Pacientes que têm psoríase e começam a manifestar dores e/ou rigidez nas articulações devem retornar ao médico e falar sobre esses sintomas, que podem sinalizar um tipo mais grave de psoríase, chamado artrite psoriásica ou psoríase atropática.3


Referências
1. National Psoriasis Foundation. About Psoriasis. Disponível em https://www.psoriasis.org/about-psoriasis. Acesso em junho de 2016.
2. Mayo Clinic. Psoriasis. Disponível em http://www.mayoclinic.org/diseases-conditions/psoriasis/basics/tests-diagnosis/con-20030838. Acesso em junho de 2016.
3. NIH. Questions and Answers about Psoriasis. Disponível em http://www.niams.nih.gov/Health_Info/Psoriasis/default.asp. Acesso em junho de 2016.

Veja mais em: Diagnóstico e tratamento

saiu na mídia

Notícias Relacionadas

Ver Mais +
Ver Mais +